The Wall Street Journal reorganiza redação para priorizar conteúdo no meio móvel

O jornal The Wall Street Journal, de 128 anos de atuação, anunciou nesta quarta-feira (12) a reorganização da sua redação para transformar sua operação de notícias em uma sistema mobile first, que prioriza a produção e distribuição de conteúdo no meio móvel, em especial os smartphones. “Eventualmente é hora de derrubar a estrutura antiga e construir uma nova”, escreveu o editor-chefe do jornal, Gerard Baker, em memorando à equipe no qual detalha as mudanças, voltadas à promoção de mais iniciativas digitais. Entre as mexidas, está a criação de novos cargos sênior, incluindo editores de notícias; de planejamento de notícias; de análise métrica e de audiência; e de estratégia de conteúdo digital. O editor-chefe adjunto, Matt Murray, passa a responder como editor-executivo. Baker afirmou que, inicialmente, a remodelação não prevê corte na redação, de quase 1,3 mil profissionais.

No início deste ano, o jornal do grupo Dow Jones cortou empregos em suas agências da Ásia e Europa, onde também está reduzindo as operações impressas. O diário também acabou com seu aplicativo de notícias, ajustou suas ferramentas de notificação push e, mais recentemente, encerrou as atividades de oito blogs. Além disso, depois de meses de crítica interna, o CEO do grupo Dow Jones, William Lewis, contratou um “especialista em diversidade e inclusão” para enfrentar a desigualdade de gênero na companhia, com uma clara falta de mulheres em funções de liderança, e também as questões de etnia, orientação sexual e deficiência, entre outras. Inicialmente, Lewis estabeleceu como meta chegar a 40% de mulheres em cargos de nível executivo.

Leia mais em:

https://www.wsj.com/articles/the-wall-street-journal-reorganizes-newsroom-creates-senior-roles-1499876367

Http://www.adweek.com/digital/the-wall-street-journal-shakes-things-up-with-a-newsroom-reorg/

http://www.niemanlab.org/2017/01/iterate-iterate-iterate-how-the-wall-street-journal-made-its-push-notifications-more-attention-worthy/

https://www.poder360.com.br/nieman-lab/wall-street-journal-fecha-8-blogs-para-otimizar-portal-online/