Mídia francesa forma duas alianças para combater o duopólio Google-Facebook

A exemplo do que acontece nos Estados Unidos, a mídia francesa deixou de lado a rivalidade comercial e se uniu contra o domínio do duopólio formado por Google e Facebook. Na tentativa de romper com a predominância dos gigantes de mídia com base em tecnologia em relação à publicidade digital, os veículos de comunicação da França reuniram-se em duas alianças, Skyline (que agrega dois tradicionais jornais competidores, Le Monde e Figaro) e Gravity (que tem Lagardère, Les Echos Group, Prisma Media, Condé Nast e Le Parisien, por exemplo, além de emissoras de rádio a FNAC Darty). O objetivo é permitir que os anunciantes programem campanhas publicitárias online por meio da carteira combinada dos produtores de conteúdo, utilizando os formatos de visualização ou de anúncios de vídeo.

No caso da Skyline, a partir de setembro, os anunciantes poderão distribuir suas campanhas nas páginas da internet das 20 marcas de mídia que participam da aliança. A métrica sobre o resultado das publicidades será feita e comprovada pela empresa de auditoria Integral Ad Science, parceira do grupo de veículos de comunicação que, juntos, somaram 35 milhões de usuários únicos em maio. A Gravity, por sua vez, reúne cerca de 15 publishers e alcança 44% da população francesa.

Leia mais em:

https://www.mediapost.com/publications/article/304036/french-publishers-join-forces-against-duopoly.html

http://www.latribune.fr/technos-medias/internet/gravity-des-medias-s-allient-dans-la-publicite-en-ligne-pour-affronter-google-et-facebook-742859.html

http://www.lemonde.fr/actualite-medias/article/2017/07/06/alliance-surprise-entre-le-figaro-et-le-monde-dans-la-publicite_5156537_3236.html?xtmc=gravity_alliance&xtcr=1

http://www.lemonde.fr/actualite-medias/article/2017/07/03/publicite-face-a-facebook-et-google-les-editeurs-de-presse-regroupent-leurs-forces_5154716_3236.html?xtmc=gravity_alliance&xtcr=2

http://www.media-tics.com/noticia/7592/medios-de-comunicacion/insostenible:-la-situacion-de-la-industria-de-los-periodicos.html