O ESTADO DE S.PAULO – 15/03/2019

Bruno Romani

O Facebook anunciou ontem a saída de dois de seus executivos mais importantes: Chris Cox, diretor de produtos e considerado o número três da companhia (abaixo apenas do fundador Mark Zuckerberg e de Sheryl Sandberg), e Chris Daniels, diretor do WhatsApp. A notícia foi revelada por Zuckerberg aos funcionários, em comunicado.

“Estou triste em compartilhar a notícia de que Chris Cox decidiu deixar a empresa. Eu e Chris trabalhamos juntos nossos produtos por mais de uma década e sempre vou agradecer sua empatia profunda pelas pessoas usando os nossos serviços”, diz o comunicado.

Cox está entre os primeiros 15 engenheiros da companhia e ajudou a criar recursos como o feed de notícias. Ele deixou a empresa após 13 anos e depois de ter sido apontado como sucessor de Zuckerberg.

O ex-diretor também postou em seu perfil no Facebook sobre a saída, mas não revelou motivos. Em seu texto, Zuckerberg afirmou que a saída de Cox já vinha sendo discutida com o executivo havia algum tempo.

Segundo fontes próximas ao assunto, a saída de Cox está relacionada ao anúncio feito por Zuckerberg, na semana passada, sobre planos para os produtos – entre eles o aumento da aposta da companhia em serviços de mensagens criptografadas.

“Ao embarcarmos nesse novo capítulo, Chris decidiu que era hora de deixar a liderança dessas equipes”, disse Zuckerberg, em referência às novas diretrizes.

Chris Daniels, chefe do WhatsApp, deixou a empresa pelos mesmos motivos. Os dois executivos já têm substitutos definidos, revelou Zuckerberg. Fidji Simo, que liderava a divisão de vídeos, será o novo diretor de produtos. Na chefia do WhatsApp, ficará Will Cathcart, até então vice-presidente de gerência de produtos.

Êxodo “Ao embarcarmos em um novo capítulo, Chris Cox decidiu que era hora de deixar a liderança.” –  Mark Zuckeberg, PRESIDENTE DO FACEBOOK