O ESTADO DE S.PAULO – 27/10/2018

Os resultados financeiros abaixo do esperado para o terceiro trimestre apresentados pela Amazon e pelo Google derrubaram as ações das duas empresas ontem na Bolsa de Valores de Nova York. Os papéis da Amazon perderam 7,82%, em sua maior desvalorização em quatro anos, enquanto o Google fechou em baixa de 2,2%.


Nem a companhia de Jeff Bezos nem o Google conseguiram atingir as metas de vendas no último trimestre, segundo relatórios divulgados pelas duas empresas.

A receita da Alphabet, dona do Google, saltou de US$ 27,7 bilhões para US$ 33,74 bilhões no último trimestre, alta de 21,8%. O crescimento ficou pouco abaixo do esperado pelo mercado, que apontava uma receita de US$ 34 bilhões.

Já as vendas líquidas da Amazon subiram 29,3%, para US$ 56,58 bilhões, ante os US$ 43,74 bilhões registrados no mesmo período em 2017. A alta, no entanto,

não acompanhou a estimativa do mercado, que esperava US$ 57,1 bilhões.

Outra questão levantou preocupação: a expansão dos negócios internacionais da Amazon, que foi de 13,4% no terceiro trimestre, caiu pela metade em relação ao trimestre anterior. As vendas fora dos EUA representam 27,5% da receita da varejista eletrônica. “Não vemos um problema estrutural com a Amazon, mas quase todas as linhas do negócio estão desacelerando um pouco”, disse Ross Sandler, analista do Barclays.

A Amazon espera que as vendas no quarto trimestre subam até 20%, para cerca de US$ 72,5 bilhões. Mesmo se cumprida, a meta ficará abaixo da projetada por analistas, de US$ 73,9 bilhões. A previsão de lucro operacional anual da empresa, que varia entre US$ 2,1 bilhões e US$ 3,6 bilhões, também frustrou as estimativas do mercado.

Apesar do resultado ruim, Google e Amazon não sofreram rebaixamento nas classificações de Wall Street, que apoiaram as perspectivas de longo prazo das empresas. Analistas, no entanto, defendem que o setor de tecnologia está mais competitivo e que está mais difícil entregar resultados.

Valor de mercado. Com a queda das ações da Amazon, a Microsoft voltou a ser a segunda empresa mais valiosa dos EUA. Apesar da baixa de 1,24%, ontem, a empresa de Bill Gates fechou o dia com valor de mercado de US$ 822,5 bilhões, contra US$ 800 bilhões da Amazon. A gigante de Jeff Bezos havia se tornado, em setembro, a segunda empresa a valer US$ 1 trilhão nos EUA, um mês depois de a Apple atingir a marca.