A- A A+
LOGIN
Acesso Restrito
Avatar
Não é membro da ANJ?

Associe-se.
E tenha acesso completo ao Portal ANJ

Lembrar minha senha - Lembrar meu usuário

Username
Senha
Remember me
Você está aqui: HomeSala de ImprensaNotíciasNotícias ANJANJ entrega Prêmio de Liberdade de Imprensa ao Clarín

ANJ entrega Prêmio de Liberdade de Imprensa ao Clarín

A ANJ entregará o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2011 ao jornal argentino Clarín, no dia 27 de maio, no Fórum Internacional Liberdade de Imprensa e Poder Judiciário, a ser realizado na sede do STF em Brasília

ANJ entrega Prêmio de Liberdade de Imprensa ao Clarín
O jornal Clarín foi escolhido por simbolizar os problemas que os meios de comunicação da Argentina têm sofrido para exercer um jornalismo independente, em função de pressões por parte do governo. A premiação foi criada com o objetivo de homenagear pessoas, jornais ou instituições que tenham se destacado na promoção ou defesa da liberdade de imprensa.

Instituído em 2008, o  Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa coube naquele ano ao ministro Ayres Britto, relator no Supremo Tribunal Federal do processo que resultou, no ano seguinte, no fim da Lei de Imprensa. Em 2009, a premiação foi para o  deputado Miro Teixeira, autor  da ação de inconstitucionalidade junto ao Supremo que provocou o fim da Lei de Imprensa. Em 2010, a premiada foi a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), em função da defesa da liberdade de imprensa diante de iniciativas autoritárias de países latino-americanos.

O Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2011 será entregue ao Clarín na abertura do “Fórum Internacional Liberdade de Imprensa e Poder Judiciário”, que a ANJ e a SIP realizarão com o Supremo Tribunal Federal, na sede do STF em Brasília, no dia 27 de maio. O evento será aberto pelo presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, e terá três painéis presididos por ministros da Corte: Ayres Britto, Ellen Gracie e Gilmar Mendes. Participarão como debatedores juristas brasileiros e do exterior, parlamentares e jornalistas.

Brasília, 17 de maio de 2011.

Associação Nacional de Jornais

Tags: prêmio, ser, dia, anj, imprensa, liberdade, stf, internacional, brasília, judiciário, entregará, poder, realizado, 2011, sede