PODER360 – 29/07/2019

O jornalista Ricardo Lessa, apresentador do programa Roda Viva, da TV Cultura, acusou a direção da emissora de fazer uma “censura velada” à entrevista com o general Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro.


À frente do programa desde abril do ano passado, Lessa escolheu o general para protagonizar sua despedida do Roda Viva nesta 2ª feira (29.jul.2019). Ele afirma, porém, que houve uma tentativa de barrar a entrevista.

“Como eu queria fazer meu programa de despedida com o general Santos Cruz, eles tentaram me convencer a não fazer, me ligaram e, depois que eu pedi respostas em escrito de por que eu não poderia fazer, eles decidiram que poderíamos gravar”, explicou o jornalista. “Minha impressão é de que, para não dizer que foi censurado, eles botaram a entrevista para meia noite”.

O Roda Viva é transmitido todas as 2ª feiras às 22h. Na edição desta noite, porém, duas entrevistas serão transmitidas: uma no horário padrão, com o economista Bernard Appy, e a outra com Santos Cruz, à meia noite. Após exibição na TV, o programa fica disponível no canal do YouTube do Roda Viva.

A emissora batizou a iniciativa de “maratona de entrevistas”. Foi divulgado 1 vídeo de propaganda do programa e uma matéria, no site da TV Cultura, falando sobre as duas entrevistas.



“Eu não posso dizer que é censura porque a entrevista será exibida. Mas será exibida num horário absurdo. Eles batizaram como maratona Roda Viva como se justificasse, estão vendendo como se fosse algo nobre o que é 1 ato completamente vil e indigno”, acusou Lessa.
O jornalista disse ainda que, quando anunciou a entrevista com Santos Cruz no programa ao vivo da última 2ª feira (22.jul), chegou a ouvir gritos no ponto eletrônico. “Gritaram no meu ouvido para eu não chamar a entrevista ao vivo, dizendo que não estava autorizada”, explicou.

O jornalista afirmou que essa não foi a 1ª vez que houve interferência da direção na escolha dos entrevistados. De acordo com ele, também foram barradas entrevistas com o também ex-ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência) e com Marcos Truirro (secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério de Economia).

O OUTRO LADO
A TV Cultura divulgou nota oficial sobre o caso. Eis íntegra:

“A partir do dia 5 de agosto, o Roda Viva passará a ser exibido em novo cenário e com nova identidade visual. Uma vez que a TV Cultura conta hoje com duas entrevistas de alto nível previamente gravadas, foi tomada a decisão de exibir os dois programas de forma sequencial nesta segunda-feira (29/7), a fim de garantir que o público possa ter acesso a esse conteúdo. O critério utilizado para determinar a ordem de exibição foi jornalístico, adotando como primeiro aquele cujo tema é mais quente. Como a Reforma Tributária deve entrar em pauta no Congresso em breve, tornando-se um assunto prioritário em todo o País, a entrevista com o economista Bernard Appy vai ao ar primeiro. Logo em seguida, será exibida a entrevista com o general Carlos Alberto Santos Cruz.”

TV CULTURA
Lessa atribui a atitude da emissora a 1 suposto “servilismo do governador [de São Paulo, João Doria] em relação ao Bolsonaro”. De acordo com ele, o governo tem influência direta na TV Cultura. “Infelizmente, a TV Cultura não consegue ter independência em relação ao governo”, disse.

A TV Cultura é uma das emissoras públicas mantidas pela Fundação Padre Anchieta –Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, uma entidade que é custeada por dotações orçamentárias do Estado de São Paulo, doações e receita própria.

O Governo de São Paulo tem, portanto, certa influência sobre o conteúdo da emissora. Mas é vetado de utilizá-la para fins político-partidários, de acordo com o Estatuto da Fundação.

O documento também estabelece que a entidade será constituída de 1 conselho curador e uma diretoria executiva. O conselho é formado por membros do governo, como os secretários estaduais da Cultura, Educação e Fazenda, além dos secretários municipais da Cultura e da Educação.