A- A A+
LOGIN
Acesso Restrito
Avatar
Não é membro da ANJ?

Associe-se.
E tenha acesso completo ao Portal ANJ

Lembrar minha senha - Lembrar meu usuário

Username
Senha
Remember me
Menu
Você está aqui: HomeSala de ImprensaNotíciasNotícias ANJChamada Para O Prêmio Excelência Jornalística Da Sociedade Interamericana De Imprensa (SIP) 2013


Chamada Para O Prêmio Excelência Jornalística Da Sociedade Interamericana De Imprensa (SIP) 2013

O melhor do jornalismo continental das Américas é apresentado no concurso anual de excelência jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

O melhor do jornalismo continental das Américas é apresentado no concurso anual de excelência jornalística da
Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

O melhor do jornalismo continental das Américas é apresentado no concurso anual de excelência jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

O premio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa é único no volume de trabalhos recebidos e na sua relevância. Jornais e agências noticiosas de mais de 33 países das Américas e do Caribe enviam seus melhores trabalhos em espanhol, português e inglês.

O prestígio da SIP e a qualidade dos trabalhos apresentados anualmente conferem um reconhecimento mundial a este concurso. O prazo para o envio é 15 de janeiro de 2013.

Para 2013, os procedimentos de envio pela internet continuam os mesmos. A comissão julgadora, composta por personalidades do jornalismo do hemisfério, avaliará os trabalhos inscritos e escolherá os finalistas de cada uma das 12 categorias.

Os ganhadores serão escolhidos entre o grupo de finalistas e receberão certificados e prêmios em dinheiro em cerimônia que será realizada durante a próxima assembleia geral da SIP, em Denver, Colorado, em outubro de 2013.

Serão concedidos prêmios em 12 categorias: relações interamericanas, direitos humanos, cobertura noticiosa, crônica, jornalismo em profundidade, fotografia, caricatura, infografia, opinião, jornal na educação, cobertura noticiosa na internet e cobertura multimídia.

A SIP concede também o Grande Prêmio SIP para Liberdade de Imprensa para uma pessoa ou organização que tenha mostrado resultados significativos na defesa da liberdade de imprensa.

Antes de enviar seus trabalhos, os jornalistas devem considerar os critérios de avaliação da comissão julgadora. Na maioria das categorias – relações interamericanas, direitos humanos, cobertura noticiosa, crônica, jornalismo em profundidade, opinião e melhor cobertura noticiosa na internet –, valoriza-se o caráter noticioso (impacto, relevância, proximidade, atualidade); argumentação (profundidade, precisão, contextualização); equilíbrio; uso das fontes (número, qualidade e variedade); estilo (domínio do gênero jornalístico, síntese, clareza); uso correto do material complementar (fotos, gráficos e infografias); hipertexto, multimídia, interatividade (no caso da internet).

Nas categorias que envolvem imagens visuais – multimídia, fotografia, caricatura e infografia -, a comissão julgadora avalia a originalidade, valor estético, impacto social, valor jornalístico e uso da linguagem apropriada.

Cabe lembrar que o objetivo da categoria cobertura multimídia é destacar os melhores trabalhos — grandes reportagens e crônicas — que utilizem de forma inteligente e criativa os diferentes meios (texto, fotografia, áudio, vídeo, infografia) e as redes sociais. Portanto, a categoria cobertura noticiosa na Internet será reservada a temas estritamente noticiosos, mais ligados ao caráter imediato do cotidiano. 

A categoria jornal na educação não reúne trabalhos sobre temas educativos em geral, mas especificamente aqueles que apoiam o programa "Jornal na Educação", promovendo os jornais em suporte às escolas e professores dos nossos países. 

É imprescindível que o trabalho inscrito tenha sido publicado durante 2012, mas não é necessário que uma publicação seja sócia da SIP para participar. Porém, pedimos que todas as publicações avaliem a nossa missão e considerem a possibilidade de fazer parte da SIP.

Contamos com uma excelente rede de profissionais, e nas nossas atividades e reuniões nascem relacionamentos que se transformam frequentemente em amizades que duram a vida toda.

Participe do concurso da SIP, orgulho da imprensa do nosso hemisfério!

O regulamento do concurso e detalhes para participação estão no web site da SIP, www.sipiapa.com.Os participantes não precisam ser sócios da SIP.

Acesso direto: http://www.sipiapa.org/premios

Tags: para, excelência, jornalística, jornalismo, sociedade, imprensa, (sip), interamericana, américas, continental, das, anual, concurso, apresentado, melhor