CITACOES_FULL

 

 “A censura governamental, emanada de qualquer um dos três Poderes, é a expressão odiosa da face autoritária do poder público”

Ministro Celso de Mello


“A função da imprensa é confortar os aflitos e afligir os confortados”

Finley Peter Dunne


“Não foi o mundo que piorou. As coberturas jornalísticas é que melhoram muito”

G.K. Chesterton – Escritor inglês


“A liberdade de expressão é uma das formas de liberdade sem as quais não vive o ser humano com dignidade, que é o ponto central da existência de cada um de nós”

Cármen Lúcia – Ministra do Superior Tribunal Federal (STF)


“Jornalismo é uma profissão, demanda experiência e bagagem” 

Wolfgang Heuer – Historiador


“Os principais sites acessados nos motores de busca são os dos jornais. Seria normal que tais motores de buscas contribuíssem para financiar o verdadeiro valor agregado produzido pelos jornais. O trabalho editorial é feito pela imprensa, não pelas plataformas, que, no entanto, obtêm um lucro comercial evidente” 

Aurélie Fillpetti – Ministra da Cultura e da Comunicação da França


“Queremos perguntar, queremos perguntar” 
Coro de jornalistas argentinos protestando pelo fato de a presidente Cristina Kirchner não conceder entrevistas


“Os chineses inventaram- e tudo que é bobo repete- que uma imagem vale mil palavras. Diz isso sem palavras”

 Millôr Fernandes


 

“Não viemos defender o Clarín nem o Lá Nacion, nem os acionistas da Papel Prensa. Viemos dizer que esta lei viola o artigo 32 de Constituição porque regulamenta formas de exercício da liberdade de imprensa”

Senador peronista dissidente Adolfo Rodriguez Sáa, para quem “a melhor forma de proteger a liberdade de imprensa é não legislar sobre ela


“O mundo está movendo para o social mídia, e você tem de ser parte da discussão … É um recurso poderoso, e está onde devemos estar”

Arthur O. Sulzberger Jr. Presidente da The New York Time Company


 “Quando a imprensa é livre, pode ser boa ou má, mas seguramente sem a liberdade a imprensa não pode ser senão má.”

Albert Camus, escritor francês e editor de Combat, jornal da resistência antinazista


“O nazismo se orgulha de haver libertado o povo alemão da liberdade de imprensa”

Otto Dietrich, presidente da Federação dos Jornalistas da Alemanha nazista


“Se não se protege os direitos de autor, não se protege a criação”

Frédéric Mitterrand, ministro da Cultura francês


“Morre um liberal, mas não morre a liberdade”

últimas palavras de Líbero Badaró, antes de morrer


“A melhor Lei de imprensa é a que não existe”

José “Pepe” Mujica- Presidente do Uruguai, ex-guerrilheiro em entrevista à Veja


“Cada vez que um jornalista lança lenha no fogo fátuo do escândalo está apagando com cinzas o fogo genuíno da informação”

Tomás Eloy Martínez- jornalista e escrito argentino, falecido em 2010


“Notícia é aquilo que alguém, em algum lugar , quer que seja abafado. Todo o resto é publicidade”
Lord Northciffle-  então proprietário do jornal londrino The Times


“A liberdade de tudo dizer não tem inimigos senão aqueles que querem reservar a liberdade de tudo fazer; quando é permitido dizer, a verdade fala sempre e seu triunfo está assegurado”

Jean-Paul Marat, revolucionário francês, editor do jornal L’Ami du Peuple


“Sou vice-presidente sem função e integro o roteiro turístico do Washigton Post”  
Bem Brandlee, Editor do Washington Post na época em que o jornal descobriu o escândalo de Watergate e que até hoje frequenta a redação


 “A crítica que os meios de comunicação social dirigem às pessoas públicas, por mais acerba, dura veementemente que possa ser deixar de sofrer, quanto ao seu concreto exercício, as limitações externas que ordinariamente resultam dos direitos da personalidade”

Ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, em voto contra recurso de juiz que processava o colunista Cláudio Humberto


“Nós, integrantes dos grupos de comunicação e trabalhadores do direito, temos o dever maior de criticar os abusos dos que querem impor suas forças, vender cargos, comprar consciência, negociar virtudes, matar oponentes” 
Walter Ceneviva- jurista


“Fosse deixado a mim decidir se deveríamos ter um governo sem jornais ou jornais sem um governo, não hesitaria um momento em preferir este último”
Thomas Jefferson 


A liberdade de imprensa deve estar nas mãos do governo… Abandoná-la a si mesma é dormir com o perigo” 
Napoleão Bonaparte


“O Estado não deve se perturbar pelo brilho da chamada liberdade de imprensa e deixar-se levar à falta do seu dever ficando a nação com os prejuízos… Ele deve, com decisão implacável, assegurar-se desse meio de esclarecimento e colocá-lo a seu serviço e no da nação”

Adolf Hitler


“… a experiência nos mostra, sem exceção, que, quando a imprensa passa a ser “serviço público”, o seu exercício torna-se logo vedado à imensa maioria e fica sendo privilégio de ínfima nos dois sentidos, numérico e moral minoria”.
Afonso Arinos de Melo Franco


“Não há como garantir a livre manifestação do pensamento, tanto quanto o direito de expressão lato sensu…, senão em plenitude. Senão colocando em estado de momentânea paralisia a inviolabilidade de certas categorias de direitos subjetivos fundamentais, como, por exemplo, a intimidade, a vida privada, a imagem e a honra de terceiros”
Carlos Ayres Britto


“Olha, o pessoal que estava com uma faixa com uns cartazes, ai, “PEC 150”, se esqueceram sic de uma coisa: poderiam ter levantado a faixa quando a Dilma estava falando. É importante atentar para o momento de levantar a faixa. Isso também é cultura” 
Luiz Inácio Lula da Silva, primeira fase do discurso na abertura da 2ª conferência Nacional de Cultura


 “A excepcionalidade de que goza o jornalismo, dentre as instituições democráticas, consiste em que seu poder não repousa num contrato social, numa delegação do povo por eleição ou por nomeação com diploma ou por voto de uma lei impondo normas. Para manter seu prestígio, e sua independência, a mídia precisa compenetrar-se de sua responsabilidade primordial: servir bem à população.”

Claude-Jean Bertrand, especialista em autorregulamentação


“A integridade jornalística, o relato factual, as investigações sérias, a forma como se mantém essa ética em todos as diferentes formas de novas mídias e como assegurar que quem o faça seja pago por isso, é efetivamente um desafio. Mas, isso é algo absolutamente crítico para a saúde da democracia”
Barack Obama


Um jornal serve para servir. Servir principalmente a uma cidade…Um jornal serve para publicar o que se fala, refletir o que se publica, aprofundar o que se opina sobre o publicado e ampliar TODAS as opiniões sobre o dito e o refletido. Um jornal serve para servir seu eixo principal de credibilidade: o leitor

Tetê Catalão


“No prédio de qualquer redação de um jornal respeitável, a qualquer momento há menos mentirosos por metro quadrado do que em qualquer outro prédio. Há mentirosos nos jornais também, mas em menor número. Nos prédios, do governo, nas escolas, instituições científicas, estádios de esporte, nas fábricas, a mentira circula num grau mais alto. E se você ainda quer a verdade, é mais fácil chegar a ela por intermédio de um jornal do que em qualquer outra instituição” 
Gay Talese


“Todo jornal que não aumenta sua massa de assinantes, seja ela qual for, está em decrescimento…Um jornal, para ter uma longa existência, deve ser uma reunião de homens de talento, ele deve fazer escola. Infelizes os jornais que se apoiam em apenas um talento” 
Honoré de Balzac


 

Voltar para o Topo