O Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ) anunciou os nomes dos jornalistas que receberão o International Press Freedom Awards em 2022. Os escolhidos são Niyaz Abdullah, do Curdistão iraquiano; Abraham Jiménez Enoa, de Cuba; Sevgil Musaieva, da Ucrânia; e Pham Doan Trang, do Vietnã. Além deles, a russa Galina Timchenko, editora do site independente Meduza, será homenageada com um prêmio especial.

Todos os profissionais, segundo o CPJ, resistiram a imensos desafios, incluindo repressão do governo, agressão e prisão para trazer ao público relatórios independentes em meio à desinformação desenfreada e à guerra.

Dos cinco premiados, uma se encontra presa (Trang) e três tiveram que deixar seus países devido a perseguições (Timchenko, Jimenéz Enoa e Abdullah). Dois dos escolhidos são jornalistas que desafiaram ameaças e a censura imposta pelo governo de Vladmir Putin sobre a imprensa. Galina Timchenko é editora do site independente Meduza. E Sevgil
Musaieva dirige o jornal ucraniano Ukrainska Pravda.

“Os vencedores exemplificam o melhor do jornalismo, com trabalho que revelam os impactos da guerra, da corrupção e do abuso de poder na vida cotidiana”, disse a presidente do CPJ, Jodie Ginsberg.