A- A A+
LOGIN
Acesso Restrito
Avatar
Não é membro da ANJ?

Associe-se.
E tenha acesso completo ao Portal ANJ

Lembrar minha senha - Lembrar meu usuário

Username
Senha
Remember me
Menu
Você está aqui: HomeSala de ImprensaNotíciasNotícias dos AssociadosGazeta do Povo é finalista do Prêmio Esso com duas séries de reportagens


Gazeta do Povo é finalista do Prêmio Esso com duas séries de reportagens

"Órfãos da Seca" e "Crime sem castigo" concorrem na categoria Regional Sul
Gazeta do Povo é finalista do Prêmio Esso com duas séries de reportagens
As séries de reportagens "Órfãos da Seca", do jornalista Mauri König, e "Crime sem Castigo", dos

jornalistas Rogério Waldrigues Galindo, Bruna Maestri Walter, José Marcos Lopes e Rosana Félix, são finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo 2013. Os trabalhos publicados na Gazeta do Povo, jornal de 94 anos que integra o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), foram classificados na categoria Regional Sul.

Publicada entre 5 e 9 de agosto, a série de cinco reportagens "Órfãos da Seca" retrata as vidas atingidas pela estiagem. O repórter Mauri König percorreu dois mil quilômetros do semiárido brasileiro acompanhado pelo repórter fotográfico Alexandre Mazzo.

As reportagens de "Crime sem Castigo" demandaram um ano e meio de trabalho. Os repórteres analisaram mais de 145 mil páginas de mil inquéritos policiais de assassinatos ocorridos em Curitiba, entre 2010 e 2013. As matérias foram publicadas entre 4 e 12 de agosto de 2013.

Em 2010, a Gazeta do Povo e a RPC TV, veículos do GRPCOM, conquistaram a principal categoria do Prêmio Esso com a série de reportagens Diários Secretos. Para esse trabalho, foram dois anos de apuração jornalística, catalogando informações de 724 diários oficiais da Assembleia publicados entre 1998 e 2009. O levantamento investigativo desvendou um esquema criminoso de desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa do Paraná que, segundo estimativas do Ministério Público (MP), ultrapassou os R$ 100 milhões.

Tags: prêmio, sem, seca, reportagens, séries, crime, povo, castigo, jornalista, órfãos, duas, esso, finalista, mauri