A- A A+
LOGIN
Acesso Restrito
Avatar
Não é membro da ANJ?

Associe-se.
E tenha acesso completo ao Portal ANJ

Lembrar minha senha - Lembrar meu usuário

Username
Senha
Remember me
Você está aqui: HomeSala de ImprensaNotíciasNotícias ANJ

IVC constata crescimento de 4,2% na circulação de jornais

No primeiro semestre deste ano, alta foi mais forte entre publicações com preço de capa até 99 centavos. Distribuição por venda avulsa também teve destaque.

 IVC constata crescimento de 4,2% na circulação de jornaisO meio Jornal apresentou crescimento médio de 4,2% na circulação no Brasil, comparando o primeiro semestre
de 2011 e o mesmo período do ano passado. A constatação é do Instituto Verificador de Circulação (IVC), órgão responsável pela auditoria de jornais e revistas no País. O aumento foi impulsionado em maior escala pelo crescimento nas vendas de publicações com preço de capa até 99 centavos, que avançou 12,9%.

Consequentemente, o volume de vendas avulsas teve maior expansão, alcançando 5,1% em relação ao incremento de 3,2% nas assinaturas. A média diária de circulação brasileira nos primeiros seis meses deste ano é de 4.435.581 exemplares, novo recorde histórico para a auditoria da entidade.

O levantamento engloba toda a circulação paga auditada pelo Instituto. Em média, o grupo de jornais com preço de capa acima de 2 reais registrou avanço de 3,2% na circulação. Veículos com custo por exemplar entre 1 e 2 reais tiveram leve declínio médio de -1,1%. A observação da média corrente dos últimos 12 meses em relação aos 12 meses anteriores aponta alta de 3,9%.

Segundo o presidente executivo do IVC, Pedro Martins Silva, os jornais com preços mais acessíveis têm a distribuição concentrada na venda avulsa, justificando o destaque de ambas as vertentes. Com relação ao crescimento na circulação, o executivo credita os números positivos ao bom momento econômico do País.

“O aumento da renda da população alavancou o crescimento mais vigoroso nos títulos populares. Em 2010, o meio se recuperou dos efeitos da crise econômica mundial de 2009 e o primeiro semestre deste ano solidifica o movimento de ascensão dos jornais brasileiros”, enfatiza Silva.

Sobre o IVC

O Instituto Verificador de Circulação (IVC) é uma entidade nacional sem fins lucrativos responsável pela auditoria de mídia impressa e online. Seu objetivo é fornecer ao mercado dados detalhados sobre circulação e tráfego web. A entidade é composta por representantes de anunciantes, agências de propaganda e editores.

Tags: circulação, primeiro, também, semestre, crescimento, avulsa, venda, centavos, teve, distribuição, comparando, brasil, médio