O ESTADO DE S.PAULO – 17/08/2018

FERNANDO SCHELLER

Menos de 24 horas depois do pedido de recuperação judicial do Grupo Abril ter sido protocolado, a Justiça deferiu a requisição da companhia. A decisão foi tomada ontem pela 2.ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). A Editora Abril é responsável pela publicação de títulos como Veja , Claudia , Superinteressante, Você S/A e Exame.

O processo, que suspende os pagamentos de dívidas do grupo a credores por 18 meses, abarca todas as empresas do conglomerado. A dívida total da Abril é de R$ 1,6 bilhão. O prejuízo do grupo no ano passado superou a marca de R$ 330 milhões, segundo relatório da consultoria PriceWaterhouseCoopers.

Cortes.

O deferimento da recuperação judicial ocorre dez dias depois de a empresa realizar reestruturação de seus ativos, com o encerramento de revistas e um enxugamento de funcionários que deverá atingir um total de 800 vagas – o processo é comandado pela consultoria americana Alvarez & Marsal, que assumiu a gestão do grupo. Com a redução do portfólio, a Abril passa a publicar um total de 15 títulos, entre revistas impressas e sites, segundo a consultoria.

A Abril vem empreendendo um processo de reestruturação que já dura cerca de um ano. Em outubro do ano passado, a empresa Legasi (antiga 44 Capital) começou um processo de cortes com o objetivo de reduzir o endividamento do grupo, mas sem assumir o dia a dia da gestão, como fez a Alvarez & Marsal há três semanas. Uma das medidas da Legasi foi a mudança da sede da empresa, para cortar custos.