México tem 12º jornalista assassinado e iguala-se à Síria no ranking de mortes em 2017 Reprodução

México tem 12º jornalista assassinado e iguala-se à Síria no ranking de mortes em 2017

O jornalista mexicano Gumaro Pérez Aguilando foi assassinado nesta terça-feira (19) enquanto estava na festa de final de ano da escola do filho em Acayucán, no Estado de Veracruz. Trata-se do 12º homicídio de comunicadores neste ano no país, que agora se iguala em número de jornalistas mortos em 2017 à Síria, em guerra civil desde 2011, segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

O país latino-americano já ultrapassou outros Estados em guerra, como Afeganistão e Iraque, informou a Folha de S.Paulo. As ameaças dos cartéis do tráfico de drogas e de políticos regionais, alguns deles envolvidos com o crime organizado, estão entre os principais motivos para o alto número de jornalistas mortos no México.

Fundador do site La Voz del Sur e funcionário da prefeitura local, Pérez, 34, foi baleado ao lado de dezenas de pais e de alunos no pátio do colégio. Os atiradores fugiram na sequência e ainda são procurados pela polícia. O jornalista, informou a Folha de S.Paulo, era especializado em noticiário policial e pediu escolta para suas reportagens em 2015. A líder de Comissão de Atendimento a Jornalistas, Ana Paula Pérez, disse que o repórter não relatou outras ameaças nos últimos meses.

O secretário de Segurança Pública de Veracruz, Jaime Téllez, disse que os investigadores têm pistas sobre a quadrilha que poderia estar por trás da morte, mas também negou saber de possíveis intimidações ao trabalho de Pérez. "Sabemos que isso não remedia a situação da família, mas nós vamos fazer tudo o que nos cabe e um pouco mais para poder chegar aos responsáveis", disse à imprensa local.

Leia mais em:

https://www.thetimes.co.uk/article/gumaro-perez-crime-reporter-killed-by-gunmen-at-childrens-christmas-party-3jh2vsww8

https://www.theguardian.com/world/2017/dec/19/mexican-journalist-killed-school-christmas-pageant-gumaro-perez-aguilando

https://www.elgrafico.mx/la-roja/19-12-2017/asesinan-al-periodista-mexicano-gumaro-perez-en-festejo-navideno-de-su-hijo-en