Reportagem investigou as causas da inadimplência do financiamento estudantil Reportagem investigou as causas da inadimplência do financiamento estudantil /Divulgação/FNDE/Reprodução da Folha de S.Paulo

Reportagem da Folha sobre a inadimplência no Fies é premiada

A Folha de S.Paulo recebeu nesta terça-feira (8) o Prêmio ABMES de Jornalismo, na categoria impresso nacional, com a reportagem "Inadimplência aumenta, e mais da metade atrasa pagamento do Fies".

Essa é a primeira edição do prêmio promovido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), informou o jornal paulista. Ao todo, 225 reportagens foram inscritas nas oito categorias do prêmio, que selecionou nove vencedores.

Na categoria Impresso Nacional, houve empate. Assim, foram premiadas reportagens da Folha e da revista Época.

Publicada em janeiro, a reportagem assinada pelo repórter Paulo Saldaña expôs o cenário de calote nos pagamentos do Fies (financiamento estudantil). Pela primeira vez, mostrou também o nível de inadimplência dos contratos firmados a partir de 2010 e já em fase de amortização.

Foi a partir de 2010 que o número de contratos do Fies disparou por causa de mudanças que facilitaram as condições de financiamento. A partir do fim de 2014 o governo Dilma Rousseff (PT) promoveu alterações no programa, que foi novamente reformulado na gestão Michel Temer (PMDB) –com ações para tentar inibir a inadimplência.

O anúncio dos vencedores e a entrega dos prêmios ocorreu na noite de terça-feira, em Brasília, em solenidade que marcou também os 35 anos da ABMES.

Publicado por :

Jornalista