Hipocrisia do duopólio ameaça o jornalismo e a democracia, diz Sir Harold Evans Reprodução/Twitter

Hipocrisia do duopólio ameaça o jornalismo e a democracia, diz Sir Harold Evans

Facebook e Google são os furacões Harvey e Irma do jornalismo e da democracia. A opinião é de um dos mais versáteis e experientes jornalistas britânicos, Sir Harold Evans, também escritor. Colaborador do The Guardian, Evans fez a comparação das gigantes de tecnologia com as recentes tempestades no Atlântico ao apoiar a campanha liderada pelo site especializado em mídia Press Gazette, do Reino Unido, que denuncia os impactos negativos do duopólio das empresas do Vale do Silício à atividade jornalística. “Os gorilas digitais”, disse o veterano comunicador, praticam a ”hipocrisia à velocidade da luz”.

No caso do Facebook, Evans justificou sua observação lembrando, por exemplo, que na semana passada a rede social revelou ter descoberto que centenas de páginas e perfis falsos ligados a uma obscura empresa russa compraram US$ 100 mil em publicidade política durante a campanha eleitoral do Estados Unidos, em 2016, fazendo circular 3 mil anúncios. O Facebook, afirma Evans, ganhou muito com isso e tem sido complacente com a facilidade com que essas farsas circulam a partir de sites mentirosos e, ainda, lento para oferecer respostas a esse problema.

O Google, por sua vez, que “suga a publicidade de classificado, sangue vital dos jornais locais", afirma Evans, apoia organizações de direitos humanos, mas é contra, por exemplo, a um projeto de lei que combate sites de tráfico sexual, inclusive envolvendo crianças, alegando defender a liberdade de expressão na rede.

Para enfatizar o que considera grave, o jornalista cita a professora Siva Vaidhyanathan que, a partir de estudos da Universidade da Virgínia, concluiu: "Estamos em meio a um assalto mundial à democracia embasado na internet".

Leia mais em:

http://www.pressgazette.co.uk/sir-harold-evans-backs-press-gazette-duopoly-campaign-facebook-and-google-are-the-harvey-and-irma-of-journalism/?utm_medium=email&utm_campaign=2017-09-11&utm_source=Press+Gazette+Daily+new+layout