Facebook vai começar a penalizar sites lentos e pode empurrar publishers ao Instant Articles Reprodução

Facebook vai começar a penalizar sites lentos e pode empurrar publishers ao Instant Articles

O Facebook anunciou na semana passada que atualizará em breve seu algoritmo para dar prioridade aos links publicados no Feed de Notícias originários de sites que carreguem em maior velocidade no meio mobile. A empresa diz que a mudança deve melhorar a experiência do usuário, mas pode haver também outro motivador: valorizar o Instant Articles, em uma alteração que impacta o negócio de muitos publishers no meio mobile. “[Eles] podem ficar mais inclinados a usar o Instant Articles por medo de que, se não o fizerem, venham a prejudicar sua distribuição, avalia Kurt Wagner, editor sênior de mídia social do site especializado Recode.

O jornalista conta que o gerente de produtos da empresa norte-americana, Greg Marra, garantiu que a mudança não objetiva beneficiar especificamente o Instant Articles. Mas, segundo relata Wagner, o executivo não nega que, a partir da alteração que punirá os links mais lentos, a ferramenta do Facebook (e quem estiver associado a ela) será avaliada da mesma forma que os demais, e pode levar vantagem. "O Instant Articles carrega muito rapidamente", disse Marra.

Na mudança, que ocorrerá aos poucos e durante os próximos meses, as páginas com carregamento lento serão rebaixadas e, consequentemente, terão menos visibilidade. A rede social levará em consideração a velocidade da conexão de rede do usuário e a velocidade geral de um determinado site. Segundo os engenheiros Jiayi Wen e Shengbo Guo, do Facebook, atualmente 40% das pessoas não aguardam mais de três segundos para carregar uma página no meio móvel, e o Facebook quer garantir que os usuários possam passar mais tempo lendo as notícias e histórias que acham relevantes para não abandonar a rede.

Empresas e publishers terão de descobrir, por conta própria, se o seu site não é compatível com os padrões de velocidade do Facebook. Para isso, a rede social criou uma página com informações (media.fb.com/best-practices-to-improve-mobile-site-performance) e também disponibilizou um guia (media.fb.com/improving-the-integrity-of-news-feed-principles-for-publishers).

Promessas

Desde 2015, o Facebook promete benefícios aos publishers que se juntarem ao Instant Articles. Até aqui, entretanto, os produtores de conteúdo não ganham mais dinheiro com o sistema do que eles conseguiriam simplesmente dirigindo os usuários para seus próprios sites.

Recentemente, na tentativa de atrair os publishers, o Facebook promoveu atualizações no sistema. Entre elas está a capacidade de viabilizar publicação simultânea no Google AMP e no Apple News, por meio do SDK do Instant Articles; flexibilidade no modelo de anúncios; e a confirmação de que estuda a criação de um paywall voltado para assinaturas pagas dos publishers.

Leia mais em:

HTTPS://WWW.RECODE.NET/2017/8/2/16079814/FACEBOOK-NEWS-FEED-UPDATE-MOBILE-APP-LOAD-TIME-INSTANT-ARTICLES

https://monetización.com/el-proyecto-de-periodismo-de-facebook-actualizaci%C3%B3n-de-seis-meses-9b6221734d9

https://techcrunch.com/2017/08/02/facebook-will-soon-start-ranking-faster-loading-webpages-higher-in-news-feed/

http://fortune.com/2017/08/03/facebook-news-feed-speed/

http://www.techtudo.com.br/noticias/2017/08/o-facebook-muda-news-feed-para-favorecer-sites-que-carregam-rapido.ghtml

ACESSOS

027346
Hoje
Ontem
Esta semana
Semana passada
Este mês
Mês passado
Todos os dias
234
991
1225
19728
23280
4066
27346

Seu IP: 54.161.73.123
2017-10-24 05:24