Sobe para dez o número de jornalistas assassinados no México em 2017 Foto: Reprodução

Sobe para dez o número de jornalistas assassinados no México em 2017

O jornalista mexicano Cándido Ríos, correspondente de um jornal regional do estado de Veracruz foi assassinado nesta terça-feira (22), informou Reuters, elevando para dez o número de jornalistas assassinados no México em 2017. Ríos foi morto com outras duas pessoas, apesar de ter sido incluído em um programa governamental de proteção a jornalistas e defensores de direitos humanos, disse à AFP Jorge Morales, secretário-executivo da Comissão estatal de proteção a jornalistas em Veracruz.

O jornalista, que cobria a editoria policial no Diario de Acayucan, foi baleado na companhia de um ex-delegado de polícia e outra pessoa não identificada, quando estavam fora de uma loja no povoado de Covarrubias, cerca de 200 quilômetros ao sudeste do porto de Veracruz. Ríos tinha uma longa trajetória como repórter policial e chegou a brigar com alguns ex-prefeitos da região devido a seu trabalho jornalístico.

Neste ano, foram assassinados outros oito jornalistas mexicanos, assim como um comunicador hondurenho que buscava refúgio no México após o homicídio de um colega em seu país.

Os jornalistas que atuam fora dos grandes centros do país estão mais vulneráveis. Nenhum dos nove repórteres mexicanos assassinados neste ano vivia na capital. Cecilio Pineda morava em um povoado de Guerrero; Ricardo Monluí, em uma cidade pequena de Veracruz, assim como Cándido Ríos; Miroslava Breach, em Chihuahua; Maximinio Rodríguez, em Baixa Califórnia Sul; Javier Valdez, em Sinaloa; Jonathan Rodríguez, em um povoado de Jalisco; e, agora, Rivera, na Baixa Califórnia. O caso de maior impacto foi o de Salvador Adame, que dirigia o canal de televisão Tierra Caliente, de Michoacán, região de histórico violento e dominada por cartéis de drogas e outras organizações criminosas. O hondurenho Edwin Rivera Pazem foi em Veracruz.

Leia mais em:

https://www.reuters.com/article/us-mexico-violence-journalists-idUSKCN1B30AE

http://aristeguinoticias.com/2208/mexico/matan-a-candido-rios-en-veracruz-el-decimo-periodista-asesinado-en-lo-que-va-de-2017/

ACESSOS

000214
Hoje
Esta semana
Este mês
Todos os dias
214
214
214
214

Seu IP: 54.225.59.242
2017-09-25 19:19