Portal que registra ataques à imprensa inclui discurso de Trump contra jornalistas

Portal que registra ataques à imprensa inclui discurso de Trump contra jornalistas

Recente discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no qual acusa a maioria dos jornalistas norte-americanos de desonestos, foi incluído no portal US Freedom Freedom Tracker. Lançado no começo de agosto, o site reúne mais de vinte organizações e é coordenado pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) e pela Freedom of the Press Foundation. Centraliza dados sobre o número de ataques e intimidações a jornalistas e, neste momento, registra 20 prisões e 16 agressões físicas a jornalistas. Outros 12 profissionais tiveram seus equipamentos confiscados, enquanto 4 foram detidos pelas autoridades fronteiriças.

Os comentários do presidente Trump incluídos no portal foram proferidos pelo mandatário norte-americano durante agressivo discurso, em 23 de agosto, diante de milhares de seguidores em Phoenix (Arizona). O republicano atacou seus alvos favoritos – CNN, The New York Times e The Washington Post –  e acusou os jornalistas de "gente desonesta”, “ruim”, “que não gosta do nosso país" e promove a divisão nos Estados Unidos. O discurso e os demais ataques à imprensa levaram o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, a afirmar que o comportamento de Trump pode incitar à violência contra os profissionais de comunicação.

Uma história do site de notícias da cidade de Nova York, o Gothamist, sobre um jornalista que foi preso enquanto entrevistava estudantes em uma faculdade local também foi incluída no portal US Freedom Freedom Tracker. Outro documentado na página da web foi um relatório sobre a agressão sofrida por uma fotojornalista da CBS 6, durante a cobertura de um protesto antifascista. "Histórias como estas são vitais, pois ilustram os desafios muito maiores à liberdade de imprensa que este país enfrenta agora", disse Alexandra Ellerbeck, coordenadora do programa do CPJ para a América do Norte e presidente do comitê de direção do portal.

Leia mais em:

https://pressfreedomtracker.us/all-incidents/president-trump-tells-supporters-journalists-dont-our-country/

https://pressfreedomtracker.us/all-incidents/cbs6-photojournalist-attacked-stick-while-filming-anti-fascist-march/

https://pressfreedomtracker.us/all-incidents/journalist-arrested-while-interviewing-students-public-college-new-york-city/