Programa

Programa de Qualificação para a Indústria Jornalística da ANJ

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) avançou de forma evidente no debate e busca de soluções face aos desafios das mídias digitais, como a construção de novos modelos de negócios e a defesa dos interesses dos jornais em novos temas junto a grandes atores no mundo da Web.

Em paralelo a todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido, mas diante dos mencionados desafios das mídias digitais e da necessidade permanente de aumentar a eficiência das empresas jornalísticas brasileiras, o próximo passo é reforçar a prestação de serviços aos  Associados da ANJ, capacitando e qualificando seus profissionais.  Num mercado de comunicação cada vez mais fragmentado e competitivo, a ANJ tem condições de reunir e potencializar experiências e parcerias que possam ajudar no aprimoramento dos profissionais dos jornais, nas diversas áreas de atuação do nosso negócio.

É neste sentido que a ANJ criou o Programa de Qualificação para a Indústria Jornalística. Em conformidade com o Estatuto da ANJ, que explicita entre os objetivos da associação “o aprimoramento profissional dos que trabalham em sociedades jornalísticas”, e perante a própria realidade de desafios que os jornais enfrentam, o que se propõe é um conjunto de ações a serem formuladas e executadas de forma progressiva, dentro da realidade orçamentária da ANJ e de acordo com a receptividade dos jornais, sempre com o objetivo de difundir e promover as melhores práticas no setor.

Desde 2013, quando foi criado, já proporcionou a atualização de mais de 22 mil profissionais.

Dentre as atividades que serão desenvolvidas, estão:

a) Parcerias com instituições para proporcionar descontos em eventos aos jornais associados (para saber mais, clique aqui);
b) Promoção de atividades de formação online e presenciais (para saber mais, clique aquique aqui);
c) Intensificação de parcerias com instituições no exterior (para saber mais, clique aqui).

Apoio: