Eleição sem fake: Junte-se ao Comprova no combate à desinformação na campanha presidencial

Eleição sem fake: Junte-se ao Comprova no combate à desinformação na campanha presidencial

Descrição do Projeto - 15 de agosto de 2018

Neste webinário, explicamos como qualquer jornal brasileiro poderá utilizar os desmentidos publicados pela coalizão de 24 veículos de comunicação do Comprova para combater o conteúdo enganoso durante a eleição presidencial. Explicaremos como replicar os desmentidos em seu veículo e como treinar a sua equipe para não ser manipulada durante o período eleitoral. Para isso, usaremos conteúdos online da ONG First Draft, ligada à universidade de Harvard, especializada no combate à desinformação online.

 

Temas abordados

  • Diferença entre Checagem de Dados (Fact Checking) e Verificação (Debunks);
  • Como colaborar com a rede de verificação da coalizão Comprova, que reúne 24 veículos empenhados no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira;
  • Como treinar sua equipe a desmascarar conteúdo enganoso online.

Sobre o instrutor

Sérgio Lüdtke, jornalista e consultor em mídias digitais, é editor do Comprova. Possui especializações em Gestão de Empresas de Comunicação e Marketing Digital. É bacharel em Jornalismo, formado pela FAMECOS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 1984. Concluiu em 2006 o Master em Gestão de Empresas de Comunicação, pelo CEU/Universidade de Navarra; e MBA – Master of Business Administration em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas entre 2015/2016.

Adriana Garcia, jornalista e consultora em design estratégico, é líder de projeto do First Draft no Brasil. Possui mestrado em Jornalismo, Mercado e Tecnologia pela ECA-USP. Foi Knight Fellow pela universidade de Stanford (Califórnia) e criadora do projeto Orbital Mídia, que visa acelerar a inovação e o empreendedorismo em Jornalismo. Atua também como diretora de Operações do Projor e professora do mestrado em Jornalismo Digital da ESPM-SP.

Assinatura ANJ FENAJORE1