Imprimir esta página
Repórteres e veículos brasileiros estão entre os vencedores do concurso Excelência Jornalística-2017, da SIP SIP/Divulgação

Repórteres e veículos brasileiros estão entre os vencedores do concurso Excelência Jornalística-2017, da SIP

Trabalhos de meios de comunicação e de jornalistas do Brasil estão entre os premiados da edição deste ano do concurso de Excelência Jornalística, organizado pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). O jornal O Estado de S.Paulo venceu a categoria "Jornalismo de Dados", com o especial multimídia “Clima em transformação”. O fotógrafo brasileiro Felipe Dana, da Associated Press (BR), ganhou a premiação de Fotografia por "Zika outbreak in Rio", sobre os efeitos da doença no Rio de Janeiro. Na categoria "Jornalismo de Profundidade", a série colaborativa internacional (com a participação de brasileiros) Panama Papers foi a vencedora.

Reportagens produzidas no Brasil também receberam menções honrosas. Foi o caso da premiada série de O Globo, na categoria "Direitos Humanos e Serviço à Comunidade", que revelou o desperdício, em três anos, de 153 órgãos para transplantes devido a recusas da Força Aérea Brasileira (FAB) em transportá-los. O material foi produzido pelo repórter Vinicius Sassine. O mesmo ocorreu com o especial "À espera de Francisco (A peleja da água)", de O Povo, na categoria "Jornalismo sobre Meio Ambiente". Dentro da quesito "Jornalismo de Profundidade", O Estado de S.Paulo, ao lado de outros jornais latino-americanos, recebeu menção honrosa pela série "As últimas prisioneiras dos nazistas na América Latina".

Além dos brasileiros, foram premiados trabalhos da Argentina, Equador, Chile, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, México, Panamá, Peru e Venezuela. Além disso, a SIOP concedeu a Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o Grande Premio SIP da Liberdade de Imprensa, além de menção honosa à imprensa independente da Venezuela. Os prêmios entregados durante a 73ª Assembleia Geral da SIP, del 27 a 30 de outubro, em Salt Lake City (EUA).

Veja aqui a lista completa dos premiados.

Itens relacionados (por marcador)