O colapso das notícias locais nos EUA é uma crise nacional, alerta estudo

O colapso das notícias locais nos EUA é uma crise nacional, alerta estudo

A crise do jornalismo local dos Estados Unidos, que sofre com o recuo dos anúncios impressos e a falta de publicidade digital – dominada pelo duopólio formado por Google e Facebook –, prejudicou a vida política e cívica dos norte-americanos, segundo recente relatório da organização de defesa à livre expressão PEN America. O estudo alerta que, ao contrário do que se pensou inicialmente, o problema não é apenas de algumas regiões do país. "É uma crise nacional", diz Suzanne Nossel, CEO da PEN America, ao jornal The New York Times. "Não se trata de algumas áreas isoladas que estão secando", assinala. 

O estudo, Losing the News: The Decimation of Local News and the Search for Solutions, mostra uma imagem sombria do estado das notícias locais em todas as regiões dos Estados Unidos. "Uma democracia vibrante e receptiva requer cidadãos esclarecidos e, sem reportagens locais fortes, eles são mantidos no escuro", afirma o relatório. "No momento em que a polarização política está aumentando e as notícias falsas se espalham, um discurso compartilhado, baseado em fatos, sobre os assuntos que mais nos afetam diretamente é mais essencial do que nunca", continua a pesquisa.

Em 2017, quando o trabalho no projeto começou, segundo o The New York Times, os pesquisadores planejavam chamá-lo de “Desertos de Notícias”. Porém, quanto mais pesquisas o grupo realizou, mais percebeu que se tratava de um problema de maior abrangência. Desde 2004, mais de 1.8 mil publicações locais foram fechadas nos Estados Unidos – pelo menos 200 municípios norte-americano não têm jornal.

O estudo destaca ainda que leitores desconhecem o problema enfrentado pelos seus veículos jornalísticos. Pesquisa do Pew Research Center indica que 71% dos norte-americanos acreditam que seus meios de comunicação locais estão indo bem financeiramente. De acordo o estudo, apenas 14% disseram ter pago assinatura ou doado dinheiro a uma fonte de notícias local no ano passado. "Eles não percebem que o seu canal de notícias local está ameaçado", diz Viktorya Vilk, gerente de projetos especiais da PEN America.

Leia mais em:

https://www.nytimes.com/2019/11/20/us/local-news-disappear-pen-america.html

https://pen.org/local-news/