Abraji comemora 15 anos de defesa ao jornalismo com nova marca e portal remodelado

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou nesta semana uma nova identidade visual, preconizando a transformação em seu portal na internet e uma série de outra novidades ao logo do ano dentro das comemorações dos seus 15 anos de atuação. Entre elas, estão dois projetos aguardando aprovação de financiadores. A marca renovada estará estampada em um anúncio na revista Piauí desta semana e já está no site da associação. Na segunda-feira (10), será lançado um vídeo institucional que apresentará oficialmente a logotipo.

A marca começou a ser pensada em janeiro de 2016, quando a nova diretoria da associação decidiu pela mudança. A percepção, conta o secretário-executivo da Abraji, Gulherme Alpendre, era a de que o logotipo antigo, com letras serifadas e um bloquinho de notas estilizado, não mais refletia a atuação da entidade nem condizia com o tamanho da presença da instituição no meio online. “A equipe que desenvolveu o novo logotipo, da Oz Design, baseou-se nos três pilares que fundamentam a ação da Abraji desde sua fundação: a liberdade de expressão, o acesso a informações e a formação profissional”, conta Alpendre.

A Abraji também decidiu reconstruir seu site completamente. “Uma equipe está trabalhando para que o novo projeto entre no ar no final deste mês. A página será também estruturada nos três pilares de ação da associação, com uma linguagem visual que facilitará a navegação e a identificação dos conteúdos”, diz o secretário-executivo da entidade.

A diretoria da Abraji pretende celebrar o aniversário da associação em dezembro, mês no qual foi criada em 2002, no mesmo local que sediou sua fundação, o auditório Freitas Nobre da ECA-USP. A entidade também prepara o 12º Congresso de Jornalismo Investigativo (de 29 de junho a 1 de julho em São Paulo).

Ao longo dos últimos 15 anos, a associação lutou pela Lei de Acesso à Informação (LAI), denunciou agressões a jornalistas e treinou mais de 8 mil repórteres, ajudando a criar um ambiente melhor para o exercício da profissão.