Guardian Media Group corta custos, chega a 230 mil assinantes e reduz perdas

Guardian Media Group corta custos, chega a 230 mil assinantes e reduz perdas

O grupo de mídia britânico Guardian Media Group (GMG), que edita os jornais de The Guardian e The Observer, anunciou nesta terça-feira (25) ter reduzido suas perdas em mais de um terço (£ 45 milhões) no último ano financeiro (encerrado em 2 de abril) graças a uma reestruturação e ao crescimento na sua base de assinantes. A companhia informou ter obtido crescimento de mais de 2% nas receitas totais (£ 214,5 milhões), sustentado por um aumento de 15% na arrecadação digital e um acréscimo de 360% no número de leitores pagantes, atualmente em 230 mil.

O grupo tem como meta alcançar 1 milhão de assinantes até abril de 2019. “Mais pessoas estão pagando pelo jornalismo do Guardian do que nunca. Isso está ajudando a construir uma base sólida a partir da qual continuaremos a investir em alguns dos jornalistas mais confiáveis ​​do mundo”, disse o CEO do GMC, David Pemsel.

Para chegar a esse resultado, além do acréscimo de assinantes, a grupo fez profundos cortes na companhia, dentro de um plano de três anos que visa uma redução global de 20% na base de custos. A empresa reduziu, por exemplo, o número de funcionários em cerca de 300, de 1.860 para 1.563 e, com isso, os custos de pessoal caíram de £ 150,8 milhões para £ 136,2 milhões ao ano.

O GMG também decidiu adotar o formato tabloide para seus impressos, o que garantirá ainda mais cortes de custos. O grupo também completou a venda de sua participação de 22,4% na Ascential,  proprietária do festival Cannes Lions, por £ 239 milhões.

“Apesar das condições de mercado desafiantes enfrentadas por todas as organizações de notícias em todo o mundo, nossa estratégia de três anos está no caminho certo para atingir seus objetivos financeiros e garantir o futuro do Guardian”, disse Pemsel. “Estamos reduzindo nossos custos, crescendo novos fluxos de receita de leitores e construindo nossos negócios nos Estados Unidos e na Austrália”.

Leia mais em:

http://www.independent.co.uk/news/business/news/guardian-media-group-slashes-financial-losses-over-a-third-2017-observer-newspapers-membership-a7859016.html?utm_source=Pew+Research+Center&utm_campaign=1f102be1f3-EMAIL_CAMPAIGN_2017_07_25&utm_medium=email&utm_term=0_3e953b9b70-1f102be1f3-399348773

http://www.thedrum.com/news/2017/07/25/guardian-revenues-up-2-paying-members-grow-230000

https://www.theguardian.com/media/2017/jul/25/guardian-media-group-cuts-losses-by-more-than-a-third-to-45m