Facebook garante não querer receita nem dados do paywall que estuda para o Instant Articles Reprodução/Facebook

Facebook garante não querer receita nem dados do paywall que estuda para o Instant Articles

Após pressões dos publishers e de autoridades reguladoras, o Facebook anunciou que lançará um sistema paywall em seu Instant Articles – que agrega reportagens de diversas empresas de comunicação e oferece carregamento rápido no meio mobile. Entre produtores de conteúdo, há ainda muita desconfiança e uma série de dúvidas sobre como a mídia social pretende estabelecer o novo modelo. No fim da semana passada, Campbell Brown, que lidera a equipe de parcerias de notícias no Facebook, garantiu que a empresa não tem interesse nos recursos angariados pelos publishers com assinaturas nem nos dados envolvidos nas futuras transações, informou o site especializado Recode.

“O jornalismo de qualidade custa dinheiro para ser produzido, e queremos garantir que ele possa prosperar no Facebook. Como parte do nosso teste para permitir que os publishers implementem o paywall no Instant Articles, eles eles estarão linkados a seus próprios sites para processar assinaturas e manter 100% da receita”, afirmou a executiva. Detalhes como esse surgem na medida em que evoluem as conversas entre Facebook e publishers sobre o modelo sugerido pela mídia social.

O paywall do Facebook limitaria o acesso a dez reportagens por mês, embora cada empresa de comunicação que usa este tipo de sistema costume definir um número diferente. Quando os usuários atingem o limite imposto, o Facebook planeja enviar usuários para o site do publisher para que ele faça uma assinatura. O modelo é distinto do de outras empresas de tecnologia, notadamente a Apple, que vende inscrições digitais por meio de sua App Store e seu recurso Apple News, mas leva até 30% da receita mensal dessas transações. A Apple também obtém acesso direto aos dados do assinante quando isso acontece.

Leia mais:

https://www.recode.net/2017/7/27/16051316/facebook-mark-zuckerberg-subscription-media-publisher-terms-revenue-data