Encontro da SIP debaterá os desafios políticos a favor da livre imprensa nas Américas

Encontro da SIP debaterá os desafios políticos a favor da livre imprensa nas Américas

A próxima edição da reunião de meio ano da Sociedade Interamericana e Imprensa (SIP), a ser realizada entre 8 e 11 de abril em Punta Cana, na República Dominicana, debaterá a liberdade de imprensa e alguns dos principais desafios atuais da indústria jornalística nas Américas, com a presença confirmada de destacados profissionais e personalidades de diferentes regiões. Também estarão em pauta no encontro as práticas dos governos para o fomento à livre expressão e à democracia.

Nesse sentido, o presidente da República Dominicana, Danilo Medina, foi convidado a fazer a palestra da abertura oficial do encontro, no dia 10 de abril. Candidato à reeleição, em pleito marcado para 15 maio, Medina será convidado a assinar a Declaração de Chapultepec, carta com princípios de liberdade de imprensa e livre expressão que devem integrar as sociedades democráticas. A SIP fará o mesmo convite aos demais candidatos à presidência do país, em ato previsto para o dia 11.

Nessa mesma linha, o secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Leonardo Almagro, fará (em  10 de abril) a conferência “Os novos desafios da democracia hemisférica são um espaço diverso e plural”, na qual serão abordadas as mudanças na Argentina, Venezuela e Bolívia, após recentes processos eleitorais nesses países; a eleição presidencial nos Estados Unidos e o degelo nas relações entre norte-americanos e cubanos; entre outros temas fundamentais para a região.

No mesmo dia, será realizada a cerimônia de entrega do Grande Prêmio Chapultepec 2016. A SIP concedeu a distinção deste ano ao presidente da John S. and James L. Knight Foundation, Alberto Ibargüen, por sua liderança na promoção do jornalismo de qualidade e na defesa da liberdade de expressão.