Governo da Nicarágua censura imprensa em meio a protestos contra decreto que muda previdência no país Reprodução/Reuters

Governo da Nicarágua censura imprensa em meio a protestos contra decreto que muda previdência no país

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, cortou nesta quinta-feira (19) os sinais de quatro canais de televisão independentes, que transmitiam ao vivo protestos em Manágua contra as reformas da previdência social impostas por decreto presidencial. Entre os veículos censurados por meio da estatal Instituto Nicaragüense de Telecomunicaciones y Correo (Telcor) estão o Canal 100% Noticias, Canal 12, Canal 23 e o Canal 51, da Conferência Episcopal do país, onde a liberdade de expressão está em constante ameaça.

As principais câmaras empresariais da Nicarágua, informou o jornal espanhol El País, repudiaram a repressão contra a população e a censura aos meios de comunicação independentes. A Câmara Mineira da Nicarágua exigiu do Governo por meio de um comunicado que “garanta o direito dos cidadãos de expressar pública e livremente suas opiniões”, enquanto advertiu que as reformas impostas à Previdência Social “colocam em risco a estabilidade da nação”.

O Instituto Nicaraguense de Desenvolvimento (INDE), que reúne importantes organismos do setor privado, exigiu respeito “ao direito à livre mobilização e irrestrita liberdade de expressão”. O Conselho Superior da Empresa Privada, a principal câmara empresarial do país, pediu “diálogo” ao Governo e exigiu respeito à “plena liberdade de informação”.

O presidente Ortega não se manifestou sobre os graves distúrbios que afetam o país, mas a vice-presidente Rosario Murillo, esposa do mandatário nicaraguense, qualificou os manifestantes de “minúsculos grupos que promovem o ódio” e “medíocres”, desejando-lhes um “castigo divino”.

As imagens divulgadas pelas redes sociais, no entanto, mostraram milhares de pessoas protestando nas principais cidades do país. No terceiro dia de manifestações, ao menos quatro pessoas morreram, entre elas um policial e dois estudantes.

Leia mais em:

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/internacional/1524205768_663638.html

https://g1.globo.com/mundo/noticia/protesto-contra-reforma-da-previdencia-deixa-tres-mortos-na-nicaragua.ghtml

https://www.laprensa.com.ni/2018/04/19/nacionales/2406416-daniel-ortega-saca-del-la-television-por-cable-cuatro-canales-en-nicaragua

https://www.voanoticias.com/a/nicaragua-daniel-ortega-censura-100-por-ciento-noticias-cable/4356550.html