NYT deixa Apple News em meio a processo de revisão de suas parcerias com plataformas

NYT deixa Apple News em meio a processo de revisão de suas parcerias com plataformas

O jornal norte-americano The New York Times informou nesta segunda-feira (29) que não distribuirá mais seu conteúdo no aplicativo Apple News, da Apple. Segundo o analista de mídia Ken Doctor, esse não deve ser o único ajuste que o diário fará em suas parcerias com plataformas. "É hora de reexaminar todos os nossos relacionamentos com as grandes plataformas", disse a diretora de operações do The New York Times, Meredith Kopit Levien, ao especialista.

Antes, ao explicar em memorando interno a saída do jornal do Apple News, a executiva afirmou que a garantia de um canal direto para enviar os leitores às áreas digitais pertencentes ao periódico é parte central de um modelo de negócios saudável entre o The New York Times e as plataformas. "O relacionamento do diário com a Apple News não se encaixa nesses parâmetros", frisou.

Embora o The New York Times ofereça apenas alguns artigos gratuitos para o aplicativo Apple News, sua saída o torna um dos maiores nomes a abandonar o serviço da Apple desde que o britânico The Guardian abandonou o serviço, em 2017, destaca o site The Verge.

Ken Doctor lembra que, nos últimos meses, o jornal tem obtido resultados acima do esperado rumo ao objetivo traçado para 2025: 10 milhões de assinantes digitais (hoje, o diário tem cerca de 6 milhões de assinaturas). Durante a pandemia, os números são ainda melhores. “Algo em torno de 6 em 10 adultos norte-americanos usaram o The New York Times em março", disse Meredith ao analista.

A executiva ressaltou que o jornal sabe que precisa de parceiros de distribuição, mas os bons resultados tem mostrado que o caminho próprio é de extremo valor.

O Apple News funciona de maneira diferente da maioria dos outros agregadores de notícias: os principais artigos são selecionados por uma equipe de repórteres, não por algoritmos, e a Apple é rigorosa quanto às fontes de notícias permitidas no aplicativo.

No início deste ano, o CEO da Apple, Tim Cook, observou que a Apple News tem mais de 125 milhões de usuários diários, embora a empresa ainda não tenha anunciado exatamente quantos assinantes pagam pelo serviço premium Apple News Plus.

Leia mais em:

https://www.niemanlab.org/2020/06/newsonomics-the-new-york-times-is-opting-out-of-apple-news/

https://www.theverge.com/2020/6/29/21307242/apple-news-new-york-times-app-not-available-free-articles-subscription

https://www.nytimes.com/2020/06/29/technology/new-york-times-apple-news-app.html