Coquetel de ganância e poder das gigantes de tecnologia mina a democracia, diz Vestager Reprodução

Coquetel de ganância e poder das gigantes de tecnologia mina a democracia, diz Vestager

A comissária europeia de Concorrência, Margrethe Vestager, fez nesta segunda-feira (6) duras críticas às companhias do Vale do Silício que, segundo ela, minam a democracia fazendo uso do “medo” e da “ganância” ao distorcerem a concorrência e abusar de seus domínios de mercado. Vestager defendeu uma regulamentação mais rígida para essas empresas em um momento em que a ideia cresce até mesmo nos Estados Unidos, principalmente a partir da revelação da dimensão da manipulação russa, por meio de anúncios políticos nas mídias sociais, para influenciar na eleição norte-americana de 2016.

"Queremos mercado livre, e o paradoxo do mercado livre é que muitas vezes temos de intervir. Temos de nos certificar de que é democracia e não a lei da selva que funciona”, disse a comissária na abertura da conferência anual Web Summit, que neste ano acontece em Lisboa, em Portugal. Os comentários, segundo avaliou o jornal Financial Times, marcam um passo à frente no discurso de Vestager sobre a pressão de Bruxelas contra a evasão fiscal, na União Europeia, praticada especialmente por Google, Facebook e Apple.

"Os motivos que violam o direito da concorrência são tão antigos como Adão e Eva", disse a comissária. "É sobre ganância. Medo. E quando você combina isso com poder, ganha um coquetel muito venenoso”, alertou Vestager. "Temos que retomar nossa democracia. Não podemos deixar isso nem para o Facebook, nem Snapchat, nem para ninguém. Devemos retomar a democracia e renová-la porque a sociedade é sobre pessoas e não tecnologia ".

O organizador da Web Summit, Paddy Cosgrave, disse que as recentes iniciativas da comissária podem gerar grandes mudanças para empresas de tecnologia e ajudar a nivelar o mercado em um setor que está causando um profundo impacto nas sociedades. "Em termos econômicos, essas companhias parecem ter caído na definição clássica de monopólios", afirmou Cosgrave. "E se ela [Vestager] for bem-sucedida, provavelmente estabelecerá os padrões para o resto do mundo e irá inaugurar uma mudança fundamental na maneira como as maiores e mais lucrativas companhias da história são tratadas. Isso muda o mercado para todas as outras empresas."

Leia mais em:

https://www.ft.com/content/917bc018-c34a-11e7-b2bb-322b2cb39656

http://www1.folha.uol.com.br/tec/2017/11/1933172-gigantes-da-tecnologia-precisam-de-novas-regras-diz-criador-da-web-summit.shtml