Modelo de paywall chega à Colômbia com iniciativa pioneira do El Espectador Reprodução / El Espectador

Modelo de paywall chega à Colômbia com iniciativa pioneira do El Espectador

O El Espectador é o primeiro jornal da Colômbia a adotar o sistema de paywall. A partir de 1º de março o diário passa a cobrar pelo acesso a seu conteúdo, dentro de uma tendência mundial e, também, seguindo os passos de publishers do Brasil, México e Argentina.  “Custa fazer bom jornalismo, e temos que encontrar um modelo sustentável para fazê-lo”, diz o diretor do El Espectador, Fidel Cano, acrescentando que o jornal oferece valores agregados que justificam a cobrança, tais como análises, opinião e reportagens investigativas.

O modelo adotado pelo diário colombiano é similar ao do norte-americano The New York Times, que vem colhendo resultados significativos. Após a leitura mensal de dez textos de livre acesso, o usuário terá de fazer um cadastro para continuar lendo no máximo até outros dez artigos dentro do mesmo mês. Depois disso, será necessário fazer a assinatura para ler os demais conteúdos, muitos deles exclusivos para assinantes. O preço da assinatura mensal é o equivalente a US$ 6,63. Os assinantes da versão impressa têm acesso automático a todo o conteúdo da página do diário na web.

Leia mais em

https://www.elespectador.com/entretenimiento/medios/el-espectador-empezara-cobrar-por-parte-de-su-contenido-digital-articulo-739632