Apenas em GaúchaZH, mais de 4,5 milhões de pessoas foram impactadas pela cobertura Apenas em GaúchaZH, mais de 4,5 milhões de pessoas foram impactadas pela cobertura Divulgação

Milhões de gaúchos vibraram junto com a RBS na Copa do Mundo de 2018

Durante 48 dias, ao menos 220 profissionais do Grupo RBS mobilizaram-se para trazer a cobertura completa da Copa do Mundo de 2018 para o Rio Grande do Sul. Reforçando o conceito “A gente joga junto. A gente torce junto”, Pedro Ernesto Denardin, Diogo Olivier, Zé Alberto Andrade, Eduardo Gabardo, David Coimbra, Luciano Périco, Alice Bastos Neves, Potter, Rodrigo Oliveira, Maurício Saraiva, Leonardo Oliveira, Peninha e Duda Garbi foram os olhares dos gaúchos na Rússia e compartilharam com o Estado as emoções e informações do Mundial. Junto com profissionais de gestão, produção e operações da RBS, eles produziram conteúdo para RBS TV, Zero Hora, Gaúcha, GaúchaZH, Diário Gaúcho e Atlântida e proporcionaram uma cobertura multimídia do mais importante campeonato internacional de futebol.

Como resultado, mais de 4,5 milhões de usuários acessaram os conteúdos de Copa em GZH durante o Mundial e puderam conferir 117 vídeos e 1,8 mil reportagens, matérias e notas publicadas no site. No impresso, foram veiculados 31 cadernos Jornal da Copa, que somaram 436 páginas em Zero Hora. No Diário Gaúcho, mais de 100 páginas foram dedicadas ao campeonato.

Quem acompanhou a cobertura pela rádio também ficou por dentro de todos os detalhes do megaevento. Ao todo, a Gaúcha transmitiu integralmente 52 jogos da Copa do Mundo e 85 programas direto da Rússia (Gaúcha na Copa, Sala de Redação e Hoje nos Esportes). Somando Gaúcha e Atlântida, foram mais de 200 participações de comunicadores com informações do país sede da Copa. Pela RBS TV, 52 reportagens foram ao ar, além de 58 entradas ao vivo de Moscou, índices que resultaram em um aumento de 14,7% na média diária de telespectadores da emissora na Grande Porto Alegre durante o período da Copa. No decorrer do campeonato, mais de 3,5 milhões de pessoas foram impactadas na região, representando 90% de todos os telespectadores do território.

Ao longo da Copa do Mundo de 2018, o Grupo RBS também esteve presente em diversas mídias a partir da campanha criada para o campeonato. O conceito “A gente joga junto. A gente torce junto” reforçou a relação de proximidade entre a empresa e o seu público. Além do filme – disponível no link – a campanha também teve desdobramentos em mídia online, impressa, spot de rádio e redes sociais com a hashtag #RBSnaRússia.

Nesse sábado (21), o Grupo RBS despediu-se da Copa do Mundo com um anúncio em agradecimento aos seus parceiros comerciais. O material foi encartado na Superedição de Zero Hora com os dizeres “Jogamos juntos e fizemos um golaço de cobertura”, em homenagem às marcas que patrocinaram a RBS na Copa do Mundo de 2018. São elas: Elevato, Grupo Sinoserra, Malhas Ferju, Multisom, Nex Group, Tramontina e Zé Pneus.

Fonte: Kantar IBOPE Media Workstation Premium, Gde. Porto Alegre, período de exibição da Copa do Mundo 2018: 14/06/2018 a 15/07/2018. Média diária: 07h-24h, audiência domiciliar (rat%), comparação com as 4 semanas anteriores: 17/05/2018 a 13/06/2018; Telespectadores diferentes: programas COPA DO MUNDO MAT, COPA DO MUNDO VES e COPA DO MUNDO MAD, cobertura individual absoluta (cov#) e percentual (cov%). Valores arredondados em uma casa decimal.