Debate no programa Gaúcha Atualidade marcou o início da campanha eleitoral de 2018 Debate no programa Gaúcha Atualidade marcou o início da campanha eleitoral de 2018 / Divulgação

Gaúcha promove primeiro debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul

Nesta quinta-feira (16), data em que iniciou a campanha eleitoral de 2018, a Rádio Gaúcha promoveu o primeiro debate entre os sete candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. Das 8h às 10h, Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Julio Flores (PSTU), Mateus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL) expuseram suas ideias e propostas no programa Gaúcha Atualidade, com transmissão ao vivo, em vídeo, em GaúchaZH. A discussão teve mediação do jornalista Daniel Scola e participação da colunista Rosane de Oliveira, que ficou responsável pela interação com os ouvintes via redes sociais e WhatsApp. Após o debate, os dois comunicadores participaram de uma transmissão exclusiva em GZH, avaliando a participação dos candidatos.

Durante o debate, a equipe de repórteres do Grupo de Investigação do Grupo RBS (GDI) verificou todas as declarações dos concorrentes ao Palácio Piratini. Ao longo do dia, o resultado será publicado em GaúchaZH e, nesta sexta-feira (17), poderá ser conferido também em Zero Hora.

– Esse primeiro debate é um compromisso do Grupo RBS com seu público, sempre com o objetivo de proporcionar uma discussão em alto nível sobre os problemas e as soluções dos grandes temas do Estado e, assim, favorecer a escolha consciente dos eleitores – destaca o vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech.

A discussão foi dividida em quatro blocos. No primeiro, cada candidato teve dois minutos para se apresentar. Após, cada concorrente respondeu uma pergunta elaborada pela produção do programa, definida a partir de um sorteio ao vivo. No segundo bloco, os participantes puderam questionar uns aos outros sem um tema pré-estabelecido.

No terceiro bloco, os candidatos comentaram assuntos sugeridos pelos ouvintes via Twitter e WhatsApp, trazidos pela colunista Rosane de Oliveira. Em seguida, cada participante respondeu uma pergunta elaborada pela produção do programa. Por fim, o último bloco foi reservado para as considerações finais de cada concorrente. A ordem para os participantes se apresentarem, fazerem e responderem as perguntas foi definida a partir de um sorteio, realizado minutos antes do início do debate, com a presença de representantes dos sete concorrentes.

Nas próximas horas, os assinantes de GaúchaZH vão receber, por e-mail, uma newsletter exclusiva com a íntegra do debate em vídeo, análise bloco a bloco, opinião de colunistas e resultado da checagem feita pelo GDI das declarações dos participantes. O debate e a avaliação em vídeo de Daniel Scola e Rosane de Oliveira podem ser conferido no link.