Espaço onde trabalham os jornalistas de Zero Hora, Gaúcha, GaúchaZH e Diário Gaúcho foi modernizado para proporcionar mais agilidade e integração, desenvolvimento de novos conteúdos e oportunidades aos profissionais Espaço onde trabalham os jornalistas de Zero Hora, Gaúcha, GaúchaZH e Diário Gaúcho foi modernizado para proporcionar mais agilidade e integração, desenvolvimento de novos conteúdos e oportunidades aos profissionais / Divulgação

Redação Integrada do Grupo RBS é inaugurada com transmissão ao vivo da Rádio Gaúcha

Com o objetivo de fortalecer o jornalismo produzido no Grupo RBS, as marcas Zero Hora, Gaúcha, GaúchaZH e Diário Gaúcho passaram a atuar em uma redação integrada e contemporânea, reformada para unificar a produção de conteúdo das quatro marcas, sem deixar de lado as características de cada uma delas. Nesta segunda-feira (24), a empresa deu mais um passo em busca da excelência jornalística: na data marcada pela inauguração oficial da Redação Integrada, a Gaúcha transmitiu o primeiro programa ao vivo direto do local, onde há um novo estúdio de rádio.

O novo estúdio possui a mesma qualidade do já utilizado pela Gaúcha diariamente – considerado o mais moderno do gênero da América Latina e um dos mais modernos do mundo. Além de manter a qualidade de áudio já reconhecida pelo público, o estúdio da Redação Integrada vai proporcionar mais agilidade para os repórteres e mais emoção para os programas, que vão refletir o ambiente da redação. Além disso, novos espaços para gravações de vídeos e novas ilhas de edição foram contemplados na modernização do ambiente.

– Integramos as pessoas, criamos espaços que trazem novas possibilidades para o futuro, apostamos em talentos da casa com novos papéis e recriamos processos de produção e distribuição. Tudo seguindo um ciclo que vai do on air para o digital e para o papel, respeitando onde e quando o consumidor quer receber suas notícias – destaca a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle.

Um ambiente para que os jornalistas realizem entrevistas, um novo espaço de convivência para o conforto dos profissionais e um hall de entrada com experimentação dos produtos das marcas também estão entre as novidades da Redação Integrada. As mudanças foram realizadas com o intuito de promover um ambiente de inovação e criatividade, propício à descoberta e ao desenvolvimento de novos talentos.

– Estamos construindo aqui a redação do futuro. Um ambiente de jornalismo vibrante, que acompanha as transformações do consumo de notícias, esporte e entretenimento por parte dos públicos a que atingimos – afirma a diretora de Jornalismo de Rádio e Jornais, Marta Gleich.

Desde 2016, a RBS vem realizando uma análise profunda para promover a evolução de suas marcas de jornalismo, seguindo as mais contemporâneas práticas mundiais da indústria e com foco nas pessoas. Alguns exemplos são a criação do Grupo de Jornalismo Investigativo (GDI), o lançamento da plataforma GaúchaZH e o novo modelo de jornalismo na Serra, com a integração das marcas Pioneiro, RBS TV, Gaúcha e Atlântida.