RBS incentiva a leitura na Feira do Livro de Porto Alegre RBS incentiva a leitura na Feira do Livro de Porto Alegre / Divulgação

RBS incentiva a leitura na Feira do Livro de Porto Alegre

Há seis anos, o Prêmio RBS de Educação incentiva projetos que transformam vidas por meio da leitura. Com o objetivo de promover ainda mais a palavra como instrumento de aprendizado, descoberta e curiosidade, o projeto estará presente em um dos mais importantes eventos da agenda cultural do Estado: a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Ao longo do evento, que começa nesta quinta-feira (1º) e segue até 18 de novembro, a RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) promovem diversas atividades voltadas a educadores e interessados em projetos de mediação de leitura.

– Nesses seis anos de Prêmio, temos encontrado inúmeros trabalhos encantadores, que mostram a paixão, a criatividade e o engajamento dos professores para estimular seus alunos. Não há melhor lugar para fazer essa celebração do que a Feira do Livro, espaço que fomenta diferentes leituras e linguagens – destaca o vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech.

De 6 a 9 de novembro, na Sala de Vídeo do Memorial do RS, oficinas mostrarão como práticas narrativas ajudam a refletir sobre questões da sociedade. No dia 9, no Auditório Barbosa Lessa (Centro Cultural Erico Verissimo), um “aulão” exibirá conteúdos do curso online “As múltiplas faces da leitura”. No dia 15, no mesmo local, serão apresentados todos os projetos do Prêmio RBS de Educação. Para participar das oficinas, é necessário se cadastrar no link.

Cobertura especial - Além das atividades do Prêmio RBS de Educação, o Grupo RBS terá uma cobertura especial do evento. Em seu estúdio móvel, a Gaúcha transmitirá dois programas direto da feira: Show de Bola (dia 10, das 15h às 18h) e Gaúcha + (dia 15, das 14h30 às 16h30). Também haverá boletins de notícia. A RBS TV contará com entradas ao vivo no Jornal do Almoço, falando sobre atividades e oficinas.

Iniciando a cobertura na capa do Segundo Caderno desta quinta-feira (1º), Zero Hora terá duas páginas diárias dedicadas à feira – sempre mostrando o que acontece na praça e antecipando atrações e sessões de autógrafos. No digital, haverá uma seção espacial com mapa, perfil da patrona, últimas notícias e vídeos com dicas de leituras dos colunistas.

 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Crédito: Carlos Macedo.