Novos líderes têm o desafio de duplicar número de assinantes digitais de GZH em três anos Novos líderes têm o desafio de duplicar número de assinantes digitais de GZH em três anos / Divulgação

Grupo RBS muda estrutura para acelerar transformação digital

Com o objetivo de acelerar a evolução de GZH, plataforma digital de conteúdo, o Grupo RBS está mudando a estrutura e a forma como a operação é realizada pela empresa. O desejo é desenvolver uma equipe que atue como um startup digital, focada em levar o número de assinantes dos atuais 85 mil para 150 mil, até 2021.

A gerente-executiva Camila Leães, que já lidera toda a frente de desenvolvimento de produtos digitais, passa agora a responder pelo negócio – uso, retenção e aquisição de assinaturas. A produção de conteúdo segue sob liderança da diretora Marta Gleich, à frente da Redação Integrada de Zero Hora, Gaúcha, Diário Gaúcho e GaúchaZH. Rafael Bestetti, gerente-executivo que lidera toda a operação de print, também ficará como responsável pela inteligência de dados da área de Produto e Operações.

Além de permanecer na liderança do Clube do Assinante, o gerente-executivo Felipe Busin comanda um dos grandes focos da nova estrutura: dar velocidade e promover novos negócios. Parcerias como as que a empresa hoje já tem com a Claro e com universidades como a Uniritter são uma aposta para atrair novos consumidores e garantir a perpetuação do negócio, que é a produção de jornalismo profissional de qualidade.

– Estamos construindo o futuro, sem perder de vista o presente. São dois modelos de negócio convivendo em sintonia, com os acelerados necessários para cada um deles. O print é uma plataforma consolidada e muito vencedora na história da RBS. Agora, precisamos consolidar o digital. Nossa obsessão é oferecer a melhor experiência e o melhor conteúdo para o público, reforçando o valor das nossas marcas – destaca a vice-presidente de Produto e Operações, Andiara Petterle.

Camila Leães adianta quais são os desafios que o time terá pela frente:

– Ao longo dos últimos anos, construímos uma base de fundamentos sólidos para realizar a transformação digital. O desafio agora é criar uma estrutura e um modelo de trabalho colaborativo que acelerem o crescimento das assinaturas digitais de forma sustentável, com equipes e processos ágeis e com a disciplina de manter o usuário no centro, primando por uma experiência de uso excelente. 

Conheça os perfis dos líderes envolvidos na nova estrutura:

Camila Leães – É administradora, pós-graduada em marketing digital pela ESPM-RS, mestre em gestão e negócios pela UNISINOS e pela Université de Poitiers na França. Pesquisadora do tema inovação em modelos de negócios, é gerente-executiva de desenvolvimento de produto digital do Grupo RBS e professora de Marketing Digital da ESPM.

Marta Gleich - Formada em Jornalismo pela UFRGS, pós-graduou-se em Gestão em Jornalismo e Jornalismo Digital, ambos pelo IICS de São Paulo. Cursou o PDE (Parceria para o Desenvolvimento Empresarial) da Fundação Dom Cabral. Na RBS há 35 anos, entrou como estudante de Jornalismo, foi revisora, repórter, repórter especial, editora-executiva, editora-chefe de Zero Hora entre 1997 e 2007. De 2008 a 2012, foi diretora de Internet do Grupo RBS, responsável por lançar os sites de jornais, rádios e TVs no RS e em SC. Implementou a operação de Desenvolvimento de Produtos Digitais do Grupo RBS no Tecnopuc. Desde 2012, vinha atuando como Diretora de Redação dos Jornais do grupo, onde, entre outras atividades, lançou o GDI (Grupo de Investigação da RBS). É integrante do Comitê Editorial da RBS desde a sua fundação.

Rafael Bestetti – Com 21 anos de RBS, passou por áreas como Financeiro, Contabilidade, Orbeat Music, Gaúcha, rádios de Entretenimento, Engage Eventos. Atualmente, cuida de Jornais e Planeta Atlântida. É formado pela PUCRS em Contabilidade, com pós-graduação em gestão empresarial pela URFGS.

Felipe Busin – Na RBS desde 2011, Busin é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul, com especializações em Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas e em Strategic Sourfing, pela Fundação Dom Cabral. É presidente do Comitê Estratégico de Suprimentos do Rio Grande do Sul (AMCHAM). Foi gerente executivo de Suprimentos, Infraestrutura Patrimonial e Saúde do Grupo RBS. Atualmente é gerente-executivo responsável pela área de Operações e Assinaturas.