Empresa criou campanha e mobilizou veículos em programação especial Empresa criou campanha e mobilizou veículos em programação especial / Divulgação

Grupo RBS promove ações de participação e visibilidade da mulher

Comemorado nesta quinta-feira (8), o Dia Internacional da Mulher foi marcado por uma série de ações na RBS. Entre eventos, campanhas e conteúdos exclusivos, a empresa celebrou a data destacando a importância de uma maior participação e visibilidade feminina em diversas frentes.

Na véspera, o Em Pauta ZH convidou jornalistas para debater os desafios e as oportunidades das mulheres nas redações do Brasil. Participaram do encontro a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, a editora de O Globo e coordenadora pela Abraji da pesquisa “Mulheres no Jornalismo Brasileiro”, Maiá Menezes, e a professora da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da PUCRS, Camila Kieling. O bate-papo teve mediação de Marta Gleich, diretora de Redação dos Jornais da empresa.

– A igualdade de gênero é um processo irrefreável. Precisamos garantir a criação de condições para homens e mulheres discutirem os seus novos papéis e aprenderem a navegar nos novos códigos culturais. Esse é o papel do jornalismo: refletir a realidade e refletir sobre a realidade – destacou Andiara durante o evento.

Conteúdos nos veículos – Para celebrar a data, os veículos da RBS prepararam uma programação especial. Na superedição de fim de semana de Zero Hora, a revista Donna levantou o tema do assédio – que repercutiu ao longo da semana nos canais digitais. Também apresentou as finalistas da terceira edição do Prêmio Donna Mulheres que Inspiram. A distinção é voltada a diferentes perfis femininos que assumiram uma missão de vida e, com seu trabalho, transformaram a sociedade.

Nesta quinta-feira (8), o jornal convidou seus colunistas a tratarem de temas ligados à mulher. Participação política, empreendedorismo, combate à violência, esporte e cultura foram focados nos textos. No Pioneiro, a proposta foi dar voz e visibilidade às homenageadas: em todas as editorias, foram selecionadas fontes femininas para serem ouvidas nas matérias.

Esse foi o mesmo objetivo da RBS TV para hoje. Além de abordar conteúdos sobre o tema em seus programas, foram escolhidas apenas mulheres para as entrevistas do JA Ideias, quadro do Jornal do Almoço – tanto em Porto Alegre como nas emissoras do interior.

No ATL Girls, a Atlântida vem publicando matérias sobre ícones do feminismo que fizeram história. Os textos são replicados nas redes sociais. E a Rádio Gaúcha também aproveitou o dia para levantar temas relacionados às mulheres em seus programas – como, por exemplo, comentários sobre a participação feminina no processo eleitoral.

Programação exclusiva e campanha – Um dia inteiro de atrações para as mulheres foi preparado no Donna Beauty Pompéia, no Espaço Unisinos. De manhã, houve aulas de yoga e pilates, além de degustação de sucos. À tarde, a equipe de Donna transmite programas ao vivo no local, aproveitando os pocket shows, bate-papos e oficinas exclusivas.

A RBS também preparou uma campanha para a data. Desde a última semana, o público foi convidado a compartilhar frases. Após mais de 600 sugestões enviadas por meio da hashtag #mulherinspira, a da leitora Júlia Sbroglio foi escolhida para estampar um anúncio nos jornais de hoje: “a força da mulher é capaz de superar qualquer desafio”.

Quem visita a sede da RBS também vê uma seleção de frases temáticas. No videowall da recepção, são veiculadas mensagens dos colaboradores da empresa, que responderam à pergunta “Quem é a mulher da RBS que te inspira e por quê?”.