Jornalismo de dados

Jornalismo de dados

Descrição do Projeto - 30 de outubro de 2018

O webinário tem o objetivo de apresentar o jornalismo de dados, prática que reúne os processos de de apuração e edição jornalística com fontes e ferramentas de análise de dados. Pode ser big data ou small data; com base quantitativa e/ou qualitativa.
O jornalismo sempre se apoiou em dados. A diferença é que agora existem muitas informações disponíveis em ambientes digitais, que podem ser avaliadas, cruzadas e comparadas, e que são de acesso público.
O jornalismo de dados tem sido apontado como um novo campo de atuação, que usa a extração e avaliação de dados como parte da apuração de informações, e que também estrutura infográficos e plataformas interativas para apresentar seus resultados à audiência.

 

Temas abordados

  • O que é jornalismo de dados e por que importa?
  • Como se faz jornalismo de dados: da investigação à edição;
  • Contribuições do jornalismo de dados no Brasil e no mundo.

Clique aqui para download do PDF da apresentação.

Sobre o instrutor

Cátia Lassalvia - Consultora empresarial com atuação em comunicação estratégica, marketing digital e projetos educacionais, com 25 anos de carreira.
Foi editora, repórter e redatora do Jornal Folha de São Paulo; gestora da área de Projetos e Operações Web no Banco ABNAmro Real, onde esteve por 7 anos. É consultora de temas de comunicação estratégica e cultura digital da Confederação Nacional da Indústria – CNI /PDA. Na área editorial e de comunicação, atendeu Editora Abril, O Globo, Lew’Lara TBWA, Agência Approach, The Knowledge Engineers, entre outras empresas do setor.
É pesquisadora científica do MiDiTeS/Unicamp, onde realiza o PhD em Linguagens e Tecnologias Digitais, e é Mestre em Ciências Sociais (USP). Palestrante em congressos nacionais e internacionais; professora do MBA em Marketing da PUC SP, da UNOESC e da pós-graduação no SenacSP.

Assinatura ANJ FENAJORE1