Publishers do Reino Unido pedem igualdade nas regras regulatórias para o jornalismo e o duopólio digital Reprodução

Publishers do Reino Unido pedem igualdade nas regras regulatórias para o jornalismo e o duopólio digital

A News Media Association (NMA), que representa publishers nacionais, regionais e locais do Reino Unido, quer uma reforma na legislação britânica que garanta a regulamentação independente do duopólio digital formado por Google e Facebook. A associação, informou o site especializado em comunicação Press Gazette, alertou que os gigantes da web estão "comprometendo a sustentabilidade do jornalismo de qualidade". As empresas de comunicação insistem que as gigantes de tecnologia devem estar sujeitas às mesmas regras impostas à indústria jornalística, o que pode ajudar a reduzir o desequilíbrio no mercado digital.  

O total de gastos com publicidade online no Reino Unido cresceu 4,6%, chegando a uma cifra recorde de 22,2 bilhões de libras em 2017, relatou o Press Gazette. A maior parte desse bolo ficou com Google e o Facebook, que recebem fatias cada vez volumosas dos investimentos em publicidade digital. Analistas acreditam que, em 2010, o duopólio estará absorvendo 71% de todo o valor gasto com esse tipo de propaganda no Reino Unido.

Recentemente, a NMA apoiou a criação de um novo regulador online, apelidado de Offnet, sugerido por uma consultoria sobre modernização do mercado consumidor britânico, feita a pedido do Department for Business, Energy and Industrial Strategy.  “O atual regime não aborda o domínio das grandes plataformas online e seu efeito prejudicial sobre a indústria de mídia e os mercados relacionados”, diz a NMA. "Um regulador online terá como objetivo proteger os usuários da internet contra o conteúdo nocivo e o comportamento monopolista [das companhias de tecnologia]”, disse um executivo do jornal The Times ouvido pelo Press Gazette.

Leia mais em:

https://www.pressgazette.co.uk/nma-calls-for-competition-regulation-reform-to-tackle-detrimental-impact-of-google-and-facebook-duopoly-on-news-publishers/