UE estuda multar gigantes da web se conteúdos extremistas ficarem online por mais de uma hora Reprodução/Reuters

UE estuda multar gigantes da web se conteúdos extremistas ficarem online por mais de uma hora

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, propôs nesta quarta-feira (12) multar empresas como Google, Facebook e Twitter se elas não removerem em até uma hora os conteúdos extremistas publicados em suas plataformas. “Uma hora é a janela de tempo decisiva que causa o maior dano”, disse Juncker, em seu discurso anual do Estado da União ao Parlamento Europeu.

Em março passado, as empresas de internet ganharam um prazo de três meses para mostrarem que estavam agindo mais rapidamente para derrubar posts de conteúdo de apologia ao ódio de suas plataformas. Os reguladores da União Europeia, porém, não ficaram satisfeitos com as ações das companhias e defendem a uma legislação capaz de obrigá-las a removerem os conteúdos. 

Os conteúdos que a Comissão Europeia quer de fora de das mídias interativas, como o Facebook, são aqueles que incitam ou defendem ofensas extremistas, promovem grupos radicais ou então mostram como cometer tais atos.  A proposta necessitará de apoio dos países da União Europeia e também do Parlamento Europeu. A medida também prevê que as empresas sejam obrigadas a tomar medidas proativas, como o desenvolvimento de novas ferramentas para eliminar esses conteúdos, além de mais supervisão humana nas plataformas.    

Os prestadores de serviços terão que produzir e entregar relatórios anuais de transparência para mostrar seus esforços no combate a conteúdos extremistas. Provedores que falharem em remover conteúdo extremista das plataformas podem enfrentar multas de até quatro por cento do faturamento global anual. “Precisamos de ferramentas fortes e direcionadas para vencer essa batalha online”, disse a comissária de Justiça Vera Jourova.

Leia mais em:

https://link.estadao.com.br/noticias/empresas,ue-quer-multar-empresas-de-internet-se-conteudos-extremistas-ficarem-online-por-mais-de-uma-hora,70002498990