Vincent Peyrègne, CEO da WAN-IFRA Vincent Peyrègne, CEO da WAN-IFRA Reprodução

Inovação, verificação de fatos e a presença de mais países entre os vencedores são destaques dos prêmios LATAM Digital Media 2018

Além da vitoriosa participação brasileira, a edição de 2018 dos prêmios LATAM Digital Media, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), contou com novidades e destaque para mídias puramente online. Vincent Peyrègne, CEO da WAN-IFRA, destaca que sete prêmios foram concedidos a veículos nascidos no meio digital. Empresas de mídia do Uruguai e da Venezuela estavam entre os finalistas pela primeira vez e, ainda, um “número significativo” de projetos dizia respeito à cobertura eleitoral e à checagem de fatos.

A edição de 2018 dos dos prêmios LATAM Digital Media 2018 também foi marcada pela presença de cinco novas categorias: Melhor startup de notícias digitais; Melhor Campanha de Marketing Digital; Melhor estratégia de receita por leitor; Melhor projeto de Branded Content, e Prêmio do Júri para o Melhor Projeto de Jornalismo Digital.

Tendências

Durante o evento, entre 14 e 16 de novembro, Peyrègne apresentou um resumo do relatório anual da associação, o World Press Trends, informou o Portal Imprensa. O documento mostra que o gasto com a publicidade global continua aumentando, a receita da circulação digital é crescente e que os usuários acessam o site diretamente, e não por meio de redes sociais.

Entre as principais tendências na indústria jornalística mundial, identificadas pelo World Press Trends 2018 e apresentadas por Peyrègne, estão, ainda conforme o Portal Imprensa: 1) O impacto da confiança na performance das notícias jornalísticas é inegável; 2) Enquanto a confiança na mídia está historicamente em níveis baixos, há um aumento da confiança em jornalistas e notícias de qualidade; 3) Há uma contração na circulação dos impressos; 4) O ritmo da transformação é diferente entre mercados; 5) O gasto com publicidade mobile ultrapassa o desktop; 6) O dark social é importante no direcionamento do tráfego. 

Os premiados

Na edição deste ano, os premiados foram selecionados a partir uma lista inicial de 115 projetos de 64 empresas de 15 países. Seis veículos ou projetos do Brasil ficaram em primeiro lugar, em diferentes categorias: Nexo Jornal (serviço móvel de notícias); "Do Outro Lado", do UOL (site de estilo, entretenimento e/ou esportes); "A Guerra do Brasil", de O Globo (visualização de dados); JOTA (start-up digital de notícias); "Textão", do jornal Correio* (fidelização em redes sociais); "Pelas Ruas", do Grupo RBS (campanha de marketing digital). Publicações nascidas no meio digital também se destacaram, com sete premiações. O prêmio especial do jurado para o melhor projeto de jornalismo digital, ficou com o projeto “María, un nombre que no vamos a olvidar”, do grupo GFR Media, de Porto Rico.

Veja abaixo a lista completa dos vencedores em cada categoria:

Melhor site ou serviço móvel de notícias: Nexo Jornal (Brasil)

Melhor site ou serviço móvel para estilo, entretenimento e/ou esportes: Do Outro Lado, UOL Esporte/UOL (Brasil)

Melhor Uso de Vídeo Online (incluindo VR): AJ+ Español (México)

Melhor visualização de dados: A Guerra do Brasil, O Globo (Brasil) e Venezuela a la fuga, El Tiempo (Colômbia) e Efecto Cocuyo (Venezuela)

Melhor startup de notícias digitais: JOTA (Brasil)

Melhor Projeto de Fidelização nas Redes Sociais: Textão, Correio* (Brasil)

Melhor projeto de Branded Content: UNO: Branded Content, Grupo América (Argentina)

Melhor estratégia de receita por leitor: Primeiro modelo de assinatura digital da Argentina: Data, UX e Estratégias de Monetização, Clarín (Argentina)

Melhor Campanha de Marketing Digital: Pelas Ruas app, Grupo RBS (Brasil)

Melhor Projeto de Fidelização para Público Jovem: Verificado 2018, AJ+ Español, Animal Político e Pop Up Newsroom (México)

Prêmio do Júri para o Melhor Projeto de Jornalismo Digital: María, un nombre que no vamos a olvidar, GFR Media (Porto Rico)

Leia mais em:

https://events.wan-ifra.org/es/events/digital-media-latam-2018

https://www.debate.com.mx/mundo/wan-ifra-premios-latam-20181115-0188.html

http://portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/81269/o+impacto+da+confianca+na+performance+das+noticias+e+inegavel+afirma+vincent+peyregne+ceo+da+wan+ifra

https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-20346-novas-midias-online-sao-grandes-vencedoras-dos-premios-latam-digital-media-da-wan-ifra