Jornais da Espanha ainda faturam mais com publicidade impressa do que digital, diz pesquisa Reprodução

Jornais da Espanha ainda faturam mais com publicidade impressa do que digital, diz pesquisa

Cresce o número de leitores que preferem buscar as notícias dos jornais em suas edições digitais. Ao mesmo tempo, os principais diários do mundo investem em suas bases de assinatura online, muitos deles de forma bem-sucedida, e buscam caminhos para monetizar com publicidade da web, dominada pelo duopólio Facebook-Google. Essa tendência é acompanhada pela redução das circulações e dos faturamentos com anúncios nas versões impressas. No entanto, a publicidade veiculada nas versões em papel mantém preços mais elevados do que a digital e, por isso, ainda tem grande participação no faturamento de muitos jornais. É o que acontece na Espanha, segundo recente pesquisa da Deloitte.

O estudo, apresentado pela Asociación de Medios de Información (AMI), revela que os anúncios nos impressos representam seis de cada dez euros faturados com publicidade. No terceiro trimestre de 2018, o publishers associados à entidade espanhola, segundo site Media-Tics, faturaram 326 milhões de euros com anúncios nas suas versões impressas, 6,1% a menos do que nos mesmos três meses de 2017. O ganho com publicidade na internet, por sua vez, foi de 175 milhões de euros, crescimento de 14,1% na relação com igual período do ano passado. As empresas jornalísticas, mostra a pesquisa, recebem atualmente 1,8 euro por exemplar impresso, no que diz respeito às campanhas publicitárias, contra 1,4 euro na internet.

A pesquisa indica ainda que há uma curva de declínio nos valores monetários dos leitores digitais na Espanha, o que dá sobrevida ao melhor desempenho dos impressos. Em 2016, os jornais ligados à AMI receberam 84,9 de euros por cada mil usuários na internet. No ano passado, a cifra caiu para 78,6 euros e, este ano, recuou para 70,6 euros.

Leia mais em:

https://www.media-tics.com/noticia/8643/medios-de-comunicacion/el-papel-sigue-atrayendo-mas-dinero-que-lo-digital.html