Jovens entre 18 a 29 estão mais dispostos e acostumados a pagar por conteúdo digital, mostra pesquisa feita na Alemanha Reprodução/Vox

Jovens entre 18 a 29 estão mais dispostos e acostumados a pagar por conteúdo digital, mostra pesquisa feita na Alemanha

As novas gerações alemãs, ao contrário das que cresceram acostumadas com a gratuidade de informações na internet, estão mais dispostas a pagar por conteúdos, desde que eles sejam de alta qualidade e exclusivos, revela nova pesquisa da Price Waterhouse Cooper na Alemanha. O estudo mostra que 39% dos jovens de 18 a 29 anos pagaram alguma vez por conteúdos jornalísticos. Entre 30 e 39 anos, o percentual é de 34%. Já nas faixas 40-49, 50-59 e acima de 60 os índices ficaram, respectivamente, em 16%, 17% e 9%.

A pesquisa aponta que uma das razões para esse comportamento está associada à escolha estratégica de boa parte dos publishers pelo modelo de paywall, o que reduziu a quantidade de conteúdo de alta qualidade das áreas gratuitas de internet. “Como resultado, os leitores mais jovens estão começando a se dar conta que o jornalismo não é gratuito”, diz Werner Ballhaus, diretor de Tecnologia, Meios e Telecomunicações da PwC na Alemanha.

Outro fator está ligado ao uso de smartphones. A geração que cresceu ao lado da popularização dos telefones inteligentes, diz a pesquisa, está acostumada a usar o meio móvel para pagar por produtos que não são físicos, informou o site Laboratorio de Periodismo. Além disso, jovens entre 18 a 29 anos estão mais integrados à cultura de assinaturas online por conteúdo de entretenimento, uma vez que cresceram em um mercado já com a presença de prestadores de serviços pagos como Netflix, Spotify ou plataformas de jogos online.

“Qualquer pessoa que tenha uma assinatura para outros serviços, pode achar normal pagar por uma assinatura de uma publicação digital ou baixar artigos individuais”, afirma Ballhaus. Além disso, diz a pesquisa, os sistemas de pagamento online são cada vez mais práticos e podem ser adquiridos rapidamente, o que favorece muito na decisão de compra entre jovens.

Leia mais em:

https://www.laboratoriodeperiodismo.org/las-nuevas-generaciones-estan-dispuestas-a-pagar-por-contenidos-exclusivos-y-de-calidad/