Permanecem abertas as inscrições para o Congresso da Abraji 2019 Reprodução

Permanecem abertas as inscrições para o Congresso da Abraji 2019

Estão abertas as inscrições para o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o encontro será realizado de 27 de junho a 29 junho, na Universidade Anhembi Morumbi, no campus Vila Olímpia (Rua Casa do Ator, 275) em São Paulo.

Realizado anualmente desde 2005, o Congresso da Abraji reuniu mais de 800 pessoas em 2018. “Neste ano teremos oportunidade de debater o contexto internacional em que governos autoritários fomentam o ódio à imprensa ao mesmo tempo em que corroem outras salvaguardas da democracia”, diz Daniel Bramatti, presidente de Abraji. “Também vamos discutir o turbulento cenário de transição para os meios digitais e os caminhos para dar sustentabilidade econômica aos veículos tradicionais e aos novatos.”

Este ano estão confirmadas as participações de ao menos dez convidados internacionais: Adam B. Ellick, produtor executivo do New York Times da série de vídeos “Operation Infektion”, sobre desinformação; Ken Bensinger, repórter do time de investigações do BuzzFeed News nos EUA; Mago Torres, professora de jornalismo na Universidad Iberoamericana que colaborou no Panama Papers; Gabriel Dance, editor-adjunto de investigações do New York Times; Diego Salazar, colaborador do New York Times em espanhol; Moez Chakchouk, diretor-adjunto geral de comunicações e informação da UNESCO; Emilia Diaz-Struck,coordenadora para América Latina do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, sigla em inglês); Marzena Suchan, editora-chefe do Onet, o maior jornal digital da Polônia; Luz Mely Reyes, diretora e co-fundadora da agência de notícias Efecto Cocuyo, cobre política na Venezuela há mais de 25 anos e Rachel Glickhouse, gerente do projeto Documenting Hate (Documentando o Ódio), da ProPublica. 

Entre os destaques nacionais, haverá palestras com Cris Bartis e Juliana Wallauer, apresentadoras do podcast Mamilos; Pedro Bial, apresentador do talk-show Conversa com Bial que revelou as denúncias contra João de Deus; Lola Ferreira, repórter na Gênero e Número; Ivan Mizanzuk, produtor dos podcast AntiCast e Projeto Humanos, dedicado ao formato narrativo; e outros jornalistas e profissionais de áreas como tecnologia, política e direitos humanos. Outros nomes estão em processo de confirmação.

Os painéis, informou a Abraji, acontecem paralelamente, o que significa que haverá atividades em mais de uma sala ao mesmo tempo. No ato da inscrição, o participante deve escolher a quais painéis prefere assistir. Dessa maneira, fica garantida a entrada nas palestras de todos os que se inscreverem antes da lotação máxima. Todo participante recebe uma senha, e pode fazer alterações na grade pelo site do Congresso.

Serviço
14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo 
Universidade Anhembi Morumbi
Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo, SP
27 a 29 de junho de 2019
Inscrições em congresso.abraji.org.br

Leia mais em:

http://abraji.org.br/noticias/inscricoes-abertas-para-o-congresso-da-abraji-2019