Seminário internacional debate liberdade de imprensa na era digital / Divulgação

Seminário internacional debate liberdade de imprensa na era digital

Jornalistas do Brasil, Estados Unidos e França discutirão, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio, o impacto das plataformas digitais no jornalismo, assim como tendências e melhores práticas. Os debates, que incluem temas como desinformação, credibilidade, segurança digital e polarização, compõem a agenda do seminário promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Consulado dos Estados Unidos em São Paulo e Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

O evento, que ocorre poucos dias após a ONG Repórteres Sem Fronteiras apontar “preocupante piora da situação da liberdade de imprensa na América Latina”, incluindo o Brasil (queda de 3 posições, para o 105º lugar entre os 180 países monitorados), será dividido em dois painéis. O internacional contará com a especialista norte-americana Jane Kirtley, professora de ética midiática e direito da Universidade de Minnesota, que trabalhou por 14 anos como diretora-executiva do The Reporters Committee for Freedom of the Press, e Emmanuel Colombié, diretor para a América Latina do Repórteres Sem Fronteiras.

O painel nacional reunirá Sergio Dávila (diretor de redação da Folha de S. Paulo), Carla Jimenez (diretora do El Pais Brasil), Ricardo Gandour (diretor-executivo da rádio CBN) e Guilherme Amado (vice-presidente da Abraji). A abertura será feita por Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional. Os moderadores serão Angela Pimenta (presidente do Projor) e Luciana Garbin (coordenadora do LabJor - laboratório de produção de conteúdos jornalísticos do curso de Jornalismo – da FAAP e editora de produção do Estadão).

O seminário, gratuito e aberto ao público, conta com o apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Instituto Palavra Aberta, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e RSF.

Para participar é necessário fazer a inscrição. Alunos receberão certificado de presença e haverá tradução simultânea.

Leia mais em:
http://abraji.org.br/noticias/seminario-internacional-debate-liberdade-de-imprensa-na-era-digital