Imprimir esta página
Nos 40 anos da ANJ, conferência legislativa debate a responsabilidade sobre conteúdo e o combate à desinformação na web Reprodução

Nos 40 anos da ANJ, conferência legislativa debate a responsabilidade sobre conteúdo e o combate à desinformação na web

O Instituto Palavra Aberta e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) promovem no próximo dia 21 de maio, em Brasília, a 13ª Conferência Legislativa. A edição deste ano, que também integra as comemorações alusivas aos 40 anos da ANJ, no dia próximo dia 17 de agosto, tem como tema a “Liberdade de Imprensa e Responsabilidade”, a partir de um cenário em que o jornalismo profissional é o principal antídoto à desinformação propagada na internet.


O debate central da conferência, a ser realizada a partir das 9h, no auditório da TV Câmara, na Câmara dos Deputados, é um dos principais desafios da indústria jornalística na era digital. Isso porque, informa o Instituto Palavra Aberta, enquanto os meios de comunicação que exercem o jornalismo profissional são responsáveis pelos conteúdos que veiculam, dentro da legislação e dos princípios constitucionais, “a pulverização da produção de conteúdo e a assimetria regulatória” têm causado uma série de questionamentos ao modelo vigente e estimulando a propagação da desinformação, as chamadas fake news, com danos para o processo democrático”.

O encontro, ainda segundo o instituto, debaterá a importância do jornalismo profissional e de qualidade para a democracia e a necessidade de responsabilizar todos que veiculam conteúdos jornalísticos – entre eles, estão as mídias interativas como Facebook e Google. A conferência conta com o apoio da Câmara dos Deputados, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP).

Os presidentes da ANJ, Marcelo Rech, da ABERT, Paulo Tonet Camargo, da ANER, Fábio Gallo, e do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, estarão presentes na conferência.

Leia mais em:

https://www.palavraaberta.org.br/eventos/liberdade-de-imprensa-e-responsabilidade.html