Confiança na mídia impressa é duas vezes maior do que a das redes sociais, diz estudo Reprodução/NMA

Confiança na mídia impressa é duas vezes maior do que a das redes sociais, diz estudo

Adaptados à era digital, jornais e revistas oferecem a suas audiências um jornalismo qualificado 24 horas nos sete dias da semana e em diferentes formatos nos meios online e papel. A união entre o conteúdo jornalístico e a multiplicidade na distribuição de conteúdo sem a contaminação da desinformação espalhada nas redes sociais sustenta os índices de credibilidade dessas publicações, os mais elevados entre todas as mídias, segundo estudos da Kantar Media. Os dados levantados pela empresa de pesquisas revelam ainda que as edições em papel de jornais e revistas são, por suas características, o carro-chefe desse crédito. A confiança do consumidor na mídia noticiosa impressa, de acordo com os levantamentos, é duas vezes maior do que a das mídias interativas, como o Facebook.

A pesquisa Dimension-2018 revela que jornais e revistas têm, respectivamente, a confiança de 67% e 72% dos entrevistados quando eles acessam notícias, contra 33% das redes socais. O mesmo estudo mostra que os meios impressos apresentam as menores taxas de rejeição: 53% afirmam que a publicidade em jornais não incomoda de forma alguma, enquanto nas revistas este percentual é de 48% -- nas redes sociais esse índice fica em 35%. De acordo com estudo, 32% dos consumidores gostam dos anúncios em revistas impressas, enquanto 26% gostam dos anúncios na versão online.

Na sua edição de 2019, o levantamento da Kantar Media mostra que 36% confiam nos textos impressos, contra 28% que confiam no online. Notícias, artigos e entrevistas são vistos como as formas mais eficazes de combater a negatividade e, ao mesmo tempo, os consumidores valorizarem a objetividade. Mais de dois terços (68%) dos entrevistados disseram que o jornalismo “verdadeiramente objetivo” é fundamental para uma democracia saudável.

Leia mais em:

https://www.pewinternet.org/2019/05/13/publics-in-emerging-economies-worry-social-media-sow-division-even-as-they-offer-new-chances-for-political-engagement/

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/05/maioria-diz-que-midias-digitais-informam-mas-tambem-facilitam-manipulacao.shtml