Redação do jornal britânico The Guardian Redação do jornal britânico The Guardian / Reprodução

Jornais e revistas criam nova função nas redações: editores de conteúdo para leitores associados

A consolidação do modelo de monetização por meio de conteúdo pago, em especial as assinaturas digitais, motivou a criação de um novo tipo de função nas estruturas organizacionais de revistas e jornais: um editor específico para associados (membership editor).


O objetivo é garantir a qualidade e o tipo de informação ou serviço que desejam os leitores dispostos a pagar por jornalismo. Publishers como Quartz, The Guardian – dono de um modelo de associação mais antigo e bem-sucedido – e The Atlantic já têm profissionais à frente dessa tarefa. Agora, HuffPost, BuzzFeed News, The Intercept e Texas Tribune estão selecionando para preencher essa função em suas redações, informou o site britânico Digiday, especializado em comunicação.

Em seu anúncio de emprego, o HuffPost diz procurar um "editor-chefe adjunto de participação e inovação" capaz de criar estratégias de engajamento e mensagens. A revista Quartz afirma estar em busca de profissionais que identifiquem "abordagens editoriais criativas e atraentes para leitores pagantes". BuzzFeed e The Intercept tratam a capacidade para impulsionar leitores pagantes como uma prioridade entre as capacidades dos editores que procuram.

Em todos esses casos, segundo o Digiday, é função do editor manter conexão com colegas de produto, marketing e editoriais; desenvolver estratégias de mensagens e distribuição de conteúdo; implantar iniciativas para comercializar produtos aos associados. Há, entretanto, diferenças nos cargos idealizados pelas organizações. O jornal The New York Post, por exemplo, planeja lançar um programa de afiliação ainda este ano. O diário considera os serviços, e não o conteúdo, como ingrediente-chave para o sucesso das associações. A Quartz, por outro lado, entende que o conteúdo é um dos principais componentes para engajar associados.

O programa de leitores associados do BuzzFeed News, informou o Digiday, é liderado por um grupo divisão dentro da redação, conhecido como equipe de curadoria de notícias. O site noticiosos atualmente procura um gerente de crescimento, disse Sara Yasin, diretora de curadoria do BuzzFeed News.

Leia mais em:
https://digiday.com/media/latest-key-newsroom-job-membership-editor/?utm_source=Daily+Lab+email+list&utm_campaign=e6e1c18dc8-dailylabemail3&utm_medium=email&utm_term=0_d68264fd5e-e6e1c18dc8-386384393