Próximo dos 150 anos, La Nacion é o primeiro jornal argentino com mais de 200 mil assinantes digitais Reprodução

Próximo dos 150 anos, La Nacion é o primeiro jornal argentino com mais de 200 mil assinantes digitais

O jornal argentino La Nacion, que em 2020 completa 150 anos de atuação, anunciou ter superado a marca dos 200 mil assinantes digitais. O diário foi o segundo jornal da Argentina a adotar o modelo de paywall, em 2017, alguns meses depois do Clarín.

A adaptação do La Nacion ao meio digital tem por base, segundo o secretário-geral de redação, José Del Río, o investimento em jornalismo qualificado e, ao mesmo tempo, em iniciativas para atender os hábitos online de seus leitores.

Del Río lembrou que este ano o jornal recebeu o Prêmio Rei da Espanha (categoria imprensa) ao detalhar um esquema de corrupção durante os governos dos presidentes Néstor e Cristina Kirchner.

Na série investigativa "Os cadernos das propinas", uma equipe de jornalistas liderada pelo subeditor do La Nacion, Diego Cabot, revela denúncias de subornos de importantes empresários para obter contratos de obras públicas entre 2005 e 2015.

O fio condutor das reportagens – e também de processo judicial – são anotações feitas por um ex-motorista do Ministério de Planejamento, Oscar Centeno, em cadernos escolares. Durante dez anos, Centeno era o responsável pela entrega de sacolas com propina, segundo as denúncias. A ex-presidente Cristina Kirchner, hoje senadora, é investigada por suposto envolvimento no esquema.

Ao lado do jornalismo qualificado, diz Del Río, o La Nacion tem investido em inovação e tecnologia. Exemplo disso é o bem-sucedido pacote de podcasts do jornal, o primeiro da Argentina a produzir conteúdo jornalístico neste formato. Além disso, continua o secretário-geral de redação do La Nacion, a equipe de jornalismo de dados do diário é reconhecida de forma global por seu trabalho, que pode ser visto na página da web LN Data.

Leia mais em:

https://www.laboratoriodeperiodismo.org/la-nacion-primer-medio-argentino-en-llegar-a-200-000-suscriptores-digitales/

https://www.lanacion.com.ar/sociedad/la-nacion-es-el-primer-medio-argentino-en-llegar-a-200000-suscriptores-digitales-nid2253819

https://www.lanacion.com.ar/lifestyle/cuales-son-podcast-la-nacion-nid2165046

https://www.lanacion.com.ar/sociedad/la-nacion-lanza-la-suscripcion-a-sus-contenidos-digitales-nid2052632

https://www.lanacion.com.ar/politica/el-periodista-diego-cabot-recibe-premio-rey-nid2242996

https://www.lanacion.com.ar/tema/la-nacion-data-tid48587