Da esquerda para a direita, Daniel Dessein, Pablo Deluca, Claudia Chateau, Ricardo Pedreira, Juan Díaz Cauquelin e Marcelo Rech Da esquerda para a direita, Daniel Dessein, Pablo Deluca, Claudia Chateau, Ricardo Pedreira, Juan Díaz Cauquelin e Marcelo Rech

Novo encontro de associações de mídia latino-americanas

Na quarta-feira, 3 de julho, foi realizada em São Paulo encontro de associações de mídia da América Latina, dando continuidade ao diálogo iniciado ano passado em Bogotá, na Colômbia. Foi a segunda reunião de associações de mídia e de jornais dos idiomas espanhol e português do mundo, com o objetivo de partilhar suas visões e experiências, em particular as questões relacionadas ao direito à informação, aos conteúdos, às audiências e aos negócios, que requerem alianças colaborativas.

Na sede da diretoria nacional do Grupo RBS estiveram reunidos Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) - Brasil; Ricardo Pedreira, diretor executivo daquela entidade; Juan Jaime Diaz Cauquelin, presidente da Associação Nacional da Imprensa (ANP) - Chile; Claudia Chateau, gerente geral da mesma entidade; Daniel Dessein, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa da Associação de Entidades Jornalísticas Argentinas (ADEPA) - Argentina; e Pablo Deluca, membro do Conselho Executivo dessa entidade. Não puderam estar presentes representantes da Associação dos Meios de Informação (AMI) – Colômbia;  e da Associação Equatoriana de Editores de Jornais (ADEP) – Equador, que participaram da reunião de Bogotá.

Na reunião de São Paulo foi proposta a criação de um grupo de trabalho regional para analisar iniciativas legais e legislativas sobre os direitos de autor, seguindo o caminho definido pelo Parlamento Europeu em março, que aprovou diretiva neste sentido, na qual se reconhece o direito de editores e jornalistas de serem remunerados pela divulgação de seus conteúdos na Internet.

Os representantes das associações trataram da relação de suas entidades e dos meios de comunicação com as  plataformas digitais, da  conjuntura da indústria em seus  países, da sustentabilidade do negócio e de questões relacionadas à  liberdade de imprensa. Além disso,  houve apresentação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil pela  Gerente de Assuntos Regulatórios do Grupo Globo, Andreia Saad.  

As associações assinalaram,  mais uma vez,  seu compromisso com atuações e manifestações unidas, juntamente com outras associações, com o objetivo de gerar sinergias e fortalecer vínculos e campos de ação para as muitas frentes comuns que enfrentam no contexto global.