SIP lança campanha para promover a livre expressão e a responsabilidade no meio digital Reprodução

SIP lança campanha para promover a livre expressão e a responsabilidade no meio digital

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol), lançou uma campanha de educação pública para a promoção da liberdade de expressão e da alfabetização midiática no meio digital.

A entidade reconhece que as novas tecnologias trazem grandes avanços para a sociedade, mas o ambiente digital também oferece novos riscos à livre expressão, provenientes tanto do meio estatal quanto do privado.

A campanha (#exprésate) busca criar consciência sobre os direitos e deveres que têm os usuários, meios de comunicação, jornalistas, plataformas digitais e governos na era digital, princípios que a SIP detalha na Declaração de Salta, aprovada em 2018 na assembleia realizada na cidade de mesmo nome, na Argentina.

Por enquanto com peças publicitárias somente em espanhol, a campanha terá duração de nove meses. Banners de divulgação podem ser obtidos no site sipexpresate.com

A Declaração de Salta estipula 13 princípios de proteção ao livre fluxo informativo. Expressa preocupação quanto à excessiva regulação, a disseminação maliciosa de desinformação e os ataques cibernéticos. O documento pede ainda que os governos não penalizem a crítica ou estabeleçam bloqueio e filtro de conteúdo, o constitui censura prévia. Considera também inaceitável a vigilância massiva.

Leia mais em:

https://www.sipiapa.org/notas/1213307-sip-lanza-campana-promover-la-libertad-expresion-la-era-digital